sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Transtorno Bipolar pode prejudicar desempenho

Cíntia Ferreira

O transtorno bipolar é um transtorno cerebral que causa oscilações fora do comum no humor, energia e capacidade de funcionamento de uma pessoa. Diferentemente dos altos e baixos que todos vivenciam diariamente, os sintomas do transtorno bipolar são graves, podendo ocasionar danos aos relacionamentos, desempenho insuficiente no trabalho ou na escola e até mesmo suicídio.

Segundo a psicóloga Priscila dos Santos Costa, o transtorno apresenta alguns sintomas que podem favorecer uma confusão com a esquizofrenia ou depressão, por isso, o diagnóstico muitas vezes é uma tarefa difícil. Para se definir o diagnóstico da doença é necessário que sejam documentados pelo menos dois episódios. O distúrbio consiste em elevação do humor e do nível de energia e atividade, mania ou hipomania ou rebaixamento do humor, no caso a depressão.

Os principais sintomas da doença são euforia excessiva, irritabilidade extrema, falta de concentração, pouca necessidade de sono, abuso de drogas e remédios para dormir, comportamento agressivo, tristeza, ansiedade, sentimento de desesperança, pessimismo, inutilidade, desamparo, queda de energia, alterações no apetite e ganho ou perda de peso não intencional, pensamentos suicidas e de morte, entre outros. “Ainda não se sabe ao certo as causas do Transtorno Bipolar. Acredita-se que a história familiar desempenhe um papel importante. Mas a história familiar sozinha não é fator determinante da causa da bipolaridade”, conta Priscila.

Uma hipótese para o tratamento é o psicoterápico que vai ajudar o paciente a lidar com estas questões. “Em casos onde a doença já se encontra em uma fase mais aguda, são associados antidepressivos e antipsicóticos. Mas deve-se chamar a atenção para o uso destes, pois ambos podem causar dependência, e os antidepressivos podem provocar uma mudança de humor muito rápida, de depressivo para eufórico”, conclui a psicóloga Priscila.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela participação!