sexta-feira, 13 de março de 2009

Palestra sobre Galileu e Darwin será realizada em Cambuí

Cíntia Ferreira

No dia 14 de março às 21h será realizada no teatro do Paço Municipal em Cambuí uma palestra com o cambuiense jornalista e doutor em história da ciência Ulisses Capozzoli. O tema tratado será ‘Galileu Galilei e Charles Darwin – Dois Gigantes da Ciência’, comemorando os 400 anos em que Galileu apontou sua luneta para os céus e os 150 anos da publicação do livro ‘A Origem das Espécies’, de Darwin. A palestra será realizada através do Clube de Astronomia e Cultura de Cambuí com entrada gratuita para todas as idades.

Segundo o presidente do clube Eurico Wagner da Silva, desde a pré-história o homem se ocupou desse ofício para, por exemplo, prever a época do plantio e da colheita. Já, a astronomia moderna com uso de equipamentos cada vez mais sofisticados, pode se dizer, teve seu ponto de partida quando há quatrocentos anos atrás Galileu Galilei apontou uma luneta construída por ele mesmo para Júpiter e descobriu o que viria a ser chamado de luas galilenianas daquele planeta.

O clube atualmente está formando um grupo de estudos sobre os céus da região. Eurico afirma que durante o ano de 2009 várias palestras serão ministradas em Cambuí. Duas delas já estão em negociação, uma sobre arqueoastronomia (estudo da astronomia praticada por povos pré-históricos) e a outra sobre a construção de um observatório.
A diretoria do clube convida a todos que se interessam em participar de um grupo de estudos dos céus da região para entrarem em contato pelo telefone 34311166.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela participação!