sexta-feira, 3 de abril de 2009

Consolação realiza projeto ‘Delícias e Riquezas da Nossa Terra’

Cíntia Ferreira

A equipe do Patrimônio Histórico e Cultural do Município de Consolação realizou durante o ano de 2008 um projeto de educação patrimonial com o tema ‘Delícias e Riquezas da Nossa Terra’. O projeto teve a finalidade de pesquisar o que os moradores da cidade estavam consumindo em suas refeições diárias. Na última quinta-feira, 2, foi realizada uma reunião em Pouso Alegre pela Comissão Regional de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (SRSANS), onde foi pautada a experiência do município de Consolação com este projeto.

O projeto foi realizado como um dos critérios para o repasse do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) Cultural. Para obter o resultado com relação aos alimentos consumidos pelos consolenses as representantes Maria Helena Pedrozo e Sueli Aparecida Alves Nogueira ficaram responsáveis pela distribuição de formulários com perguntas relacionadas a alimentação na escola municipal e estadual da cidade. Também foram realizadas palestras onde foi passado aos alunos a importância de se saber a origem de seus costumes alimentares. No final de cada visita, foi solicitado aos estudantes que levassem uma receita mais antiga da família que a mãe ou a avó costumava fazer em casa.

Após a entrega das receitas, foi confeccionado um pequeno livro de receitas. Através das associações e comunidades de bairros será realizado um trabalho de resgate a produção de alimentos, como também cursos de culinária para as mulheres que dispuserem a participar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela participação!