sexta-feira, 17 de abril de 2009

Vacinação contra gripe do idoso começa dia 22 em Cambuí

Cíntia Ferreira
Na próxima quarta-feira 22 de abril começa a campanha de vacinação contra a gripe do idoso em Cambuí. A vacinação acontece em todas as cidades do país e vai até o dia 8 de maio. Essa campanha acontece no Brasil desde 1999 e é realizada no período que antecede o inverno. Devem se vacinar as pessoas com 60 anos ou mais, pois são as mais suscetíveis aos efeitos da gripe.

As vacinas estão disponíveis em todos os postos de saúde da cidade, tanto na zona urbana como na rural das 8 às 17h. Nos demais bairros da zona rural serão montados postos móveis com data e hora marcada para a realização da vacinação. Não devem se imunizar as pessoas que tem alergia severa a ovo e síndrome neurológica de Guilan Barret. As pessoas que tiverem com infecção ou febre deverão aguardar a melhora do quadro para se imunizar.

A frase que marca a campanha de 2009 é “Deixe a gripe na saudade e marque um encontro com os amigos”. Segundo a enfermeira responsável pela imunização no município Maria Aparecida Pinto Soares, a vacinação é importante porque vai proteger o idoso durante o inverno. Além de prevenir com relação a outras enfermidades e até a morte.

Maria Aparecida afirma que a vacina pode causar reações locais como vermelhidão, endurecimento da parte onde foi aplicada, dor e em alguns casos uma reação sistêmica como a febre. Mas ela ressalta que todas as reações são normais.

Em Cambuí existem 3.406 idosos que devem se vacinar contra a gripe. Maria Aparecida afirma que é esperado que sejam vacinados 100% dos idosos. “A Secretaria Municipal de Saúde aguarda a presença de todos os idosos nas unidades de saúde para se vacinarem e com isso se prevenirem contra a doença”, conta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela participação!