sexta-feira, 5 de junho de 2009

Emater de Ouros realiza palestra sobre suplementação mineral

Cíntia Ferreira

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) do município de Conceição dos Ouros realizou uma palestra sobre suplementação mineral para o rebanho bovino na noite de 28 de maio, no Centro Cultural (antigo cinema) da cidade. Desde o ano passado, uma série de eventos tem marcado o trabalho da Emater com relação aos produtores rurais. O objetivo principal das palestras é proporcionar melhorias ao rebanho e à qualidade do leite.

Ministraram palestras o engenheiro agrônomo Alexandre Silva Prado e o médico veterinário Paulo Roberto Leal Coelho. Os assuntos tratados foram as adequações necessárias que cada propriedade deve ter e as doenças causadas pela falta de suplementação mineral.

Os temas das conferências realizadas durante o ano passado e este ano foram febre aftosa, raiva bovina, mastite e cursos para melhoria da qualidade do leite. Os eventos foram realizados pela Emater em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). O veterinário da Prefeitura, Otto Carlos Kielblock Júnior, se encarrega de mobilizar os produtores rurais sobre a importância do seguimento das normas.

Segundo Aline Oliveira Guidis, extensionista de bem-estar social da Emater, a empresa procura trabalhar em áreas que precisam de mais atenção. Para Aline, as palestras levam novas informações para os produtores. “Isso traz novas informações e possibilidades do produtor conhecer uma realidade diferente. O nosso foco é sempre a melhoria de vida da família rural como um todo”, destaca.

No final do mês de junho, a Emater irá promover um curso para os produtores que tiverem interesse em aprender a fazer inseminação artificial em vacas. Até o momento, 12 pessoas estão inscritas. A Emater ainda oferece vagas e o curso será realizado gratuitamente. A parte teórica será feita na sede social da Igreja Matriz e a parte prática, na Fazenda Chapada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela participação!