segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Secretária de Saúde de Santa Rita recebe comunicado de possível morte de criança por doença meningocócica

Cíntia Ferreira
Matéria veiculada na Rádio Difusora Santarritense em 16/09/2011 

O Hospital das Clínicas Samuel Libânio, de Pouso Alegre, enviou um comunicado à Secretaria Municipal de Saúde de Santa Rita do Sapucaí nesta semana. O documento informa que a menina de quatro anos, de Santa Rita, que faleceu na madrugada do último domingo (11), pode ter morrido de doença meningocócica.

A suspeita inicial era de que a criança havia morrido por catapora, já que o pediatra que a atendeu diagnosticou a doença, depois que a menina apresentou manchas vermelhas no corpo. Não houve confirmação da causa da morte da menina por exame laboratorial, o documento enviado pelo Hospital de Pouso Alegre é resultado apenas de um exame clínico.

No último sábado (10), a menina foi levada ao Hospital Samuel Libânio por volta de 9h da manhã e foi internada apresentando febre, vômito, convulsões e rigidez na nuca. Segundo o hospital, a criança chegou ao local muito debilitada e, por isso, o exame laboratorial não pode ser feito. A criança faleceu por volta de meia-noite.

Segundo a coordenadora de epidemiologia de Santa Rita, Marli Brandani Tenório, as pessoas mais próximas à criança já foram medicadas como medida preventiva, já que a doença não foi confirmada. “Mediante a notificação, cabe a Secretaria de Saúde tomar todas as medidas cabíveis, seguindo um protocolo. Nós buscamos os contatos das pessoas que tiveram contato íntimo com a criança e essas pessoas já receberam o medicamento. É preferível você pecar por excesso do que por não fazer”, afirma.

Em Minas Gerais, até maio deste ano, já foram registrados 27 casos de meningite meningocócica, com cinco mortes. Entre elas, a de um bebê de nove meses no Sul de Minas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela participação!