segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Vereador solicita melhorias na acessibilidade do Pronto Atendimento de Santa Rita

Cíntia Ferreira
Matéria veiculada na Rádio Difusora Santarritense em 20/09/2011 

A falta se acessibilidade para cadeirantes no Pronto Atendimento do Hospital Antônio Moreira da Costa, em Santa Rita do Sapucaí, foi assunto de um requerimento na Câmara Municipal. Além da melhoria no acesso, o vereador Waldecir Maciel Januário, autor do requerimento, solicitou uma cobertura na entrada do pronto atendimento para facilitar o acesso em dias de chuva.

Em resposta ao requerimento do vereador, o executivo informou que a responsabilidade do trabalho no Pronto Atendimento é da administração do Hospital Antônio Moreira da Costa. Januário disse que ainda não recebeu a resposta da direção do hospital, mas que pretende se reunir com o diretor do hospital e o executivo para verificar o que pode ser feito para melhorar a acessibilidade no local.

O vereador comentou ainda que presenciou a dificuldade de cadeirantes no acesso ao Pronto Atendimento do município. “Eu mesmo, descendo um paciente num dia de atendimento no PS [Pronto Socorro], constatei que os bloquetes estavam soltos. Eu mesmo encontrei dificuldades, pois as cadeiras que hoje se encontram no nosso PS, são cadeiras antigas e às vezes a rodinha da cadeira entra em algum bloquete, dificultando para o paciente que chega até a reclamar”, comenta.

De acordo com o diretor administrativo do hospital de Santa Rita, Marcos Paulo, será solicitada ao jurídico do hospital uma avaliação para saber se a responsabilidade na manutenção é do hospital ou da Prefeitura. “Eu vou pedir uma avaliação do jurídico parta ver como pode ser feito. Agora é claro, a gente não tem nenhuma objeção de fazer essa melhoria, até achamos que seria muito boa. Um dos itens do contrato diz que todo patrimônio móvel e material do PAM é de propriedade do município e só vai ser incorporado no patrimônio da fundação depois de 30 anos”, afirma.

O secretário municipal de Obras, Daniel Teixeira, informou que a Prefeitura possui um projeto de acessibilidade para todo o município e que o mesmo será realizado após a reforma de algumas praças da cidade. “Nós estamos executando os projetos de acessibilidade nas praças. Já começamos na praça central, e, posteriormente, nós temos a praça Benedito Marques, depois nós vamos para a praça Benedito Inácio e depois para a quadra de areia e de skates. Aí, posteriormente, nós vamos fazer o do Pronto Atendimento”, conta.

Ao ser questionado sobre a responsabilidade da obra, o secretário também não soube informar se pertence ao hospital ou a Prefeitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela participação!