quinta-feira, 1 de maio de 2008

Cine Cambuí exibirá filmes gratuitos para estudantes

Por Cíntia Ferreira

O Cine Cambuí receberá pela terceira vez da ANCINE (Agência Nacional do Cinema) o prêmio adicional de renda, oferecido todos os anos para ajudar os cinemas menores que têm até duas salas de sessões. A ANCINE premia quem mais exibe filmes brasileiros. O valor cedido é de 34 mil reais, o dinheiro era apenas para investimento, mas este ano uma nova modalidade foi criada e permite que seja usado para o projeto de formação de público do cinema brasileiro. O objetivo é estimular toda cadeia produtiva do cinema brasileiro, é um prêmio para exibidores, produtores e distribuidores.

A nova regra do prêmio deu aos exibidores uma outra opção de uso. Segundo o proprietário do Cine Cambuí Tito Lívio Meyer a intenção do prêmio é uma ajuda financeira para o cinema, até o ano passado o uso era exclusivo para investimento, “já trocamos sons, caixas acústicas, cadeiras, trocamos piso, já trocamos quase tudo”. Este ano ele pretende utilizar esse prêmio na exibição de filmes para crianças, adolescentes e jovens.

“Nós precisamos escolher alguns filmes que sejam adequados para as faixas etárias, pretendo dividir em três grupos, de primeira a quarta série, de quinta a oitava e do primeiro ao terceiro colegial. Quero transformar isso em uma matéria de sala aula, para provocar discussão e transformar em uma coisa didática”, diz Meyer. O projeto ajudará na formação da criança e do jovem e também será um incentivo para que essas pessoas freqüentem o cinema.

Selma Maria Santos, diretora da Escola Municipal Doutor Carlos Cavalcanti, acredita que como se trata da cultura do cinema que não é uma coisa de muito acesso do povo, quanto mais próximo trazer melhor, seja para infância ou para juventude pois é uma maneira de dar valor aos artistas brasileiros, pois nós nos acostumamos a dar ênfase nos artistas estrangeiros e esquecemos que temos talento no cinema brasileiro, ela acredita que tudo vale a pena quando a intenção é melhorar a cultura.

“Tem um lado burocrático, irei precisar de uma carta de interesse de todas as escolas com números de alunos, sala por sala que demonstre que querem participar do projeto. Uma vez aprovado vou precisar de uma lista de presença de todas as sessões e todos os professores terão que responder um questionário do que achou do filme e do projeto”, declara Meyer. A exibição dos filmes deverá ser para todas as escolas de Cambuí, sem nenhum custo para a escola e aluno. O projeto será enviado a ANCINE e dentro de no máximo dois meses terá inicio.

Na semana da criança o Cine Cambuí exibe filmes para mais de 4 mil crianças, e segundo Meyer nenhum filme infantil chega perto desse público e certamente a maioria dessas crianças não vêm ao cinema. “O benefício para nó é triplo, primeiro pelo prazer de trazer pessoas que não freqüentam, depois pode criar o costume nas pessoas de vir ao cinema, isso seria um beneficio em longo prazo, outro beneficio é que eu vou ser premiado pra isso. Vai agradar muitos alunos porque é um projeto interessante totalmente sem custo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela participação!