quinta-feira, 1 de maio de 2008

Ginástica é opção saudável para mulheres na 3ª idade

Por Cíntia Ferreira



Nunca é tarde para cuidar do corpo e principalmente da saúde. Em Cambuí, mulheres entre 50 e 70 anos fazem da ginástica um hábito. Cerca de 30 senhoras participam dessas atividades que acontecem todas as segundas, terças, quartas e sextas-feiras, às 16 horas, no Ginásio Poliesportivo. As mulheres fazem exercícios sob orientação de uma instrutora, sem custo algum.

Existem vários tipos de atividades com a terceira idade. Há aulas destinadas à ginástica localizada, trabalhos de musculatura, alongamento e flexibilidade, sempre voltados para o lado físico. “A maioria dessas mulheres procura mais pela parte social, por ter uma opção para se ocupar, mas acredito que também ajuda muito na auto-estima”, diz a instrutora de esportes Deyse Meyer Ribeiro.

A ginástica para a terceira idade existe há mais de 10 anos em Cambuí. Algumas mulheres procuram essas atividades por indicação médica e outras simplesmente pelo prazer de praticar algo e poder sair de casa. “Logo quando começou, já entrei. Faço por opção e acho muito bom para a saúde e para o corpo. Eu me sinto mais leve”, comenta a dona-de-casa Maria Glória Rodelo.

Quando já existem doenças estabelecidas como artrose, diabetes ou hipertensão, a atividade física pode ser um importante recurso auxiliar no tratamento. A enfermeira Marta Aparecida Ferreira trabalha em um asilo há dois anos e observa que as atividades físicas contribuem para a qualidade de vida de idosas que têm problemas de saúde. “Exercícios físicos ajudam a evitar problemas de coração, hipertensão, e ajudam também quem tem colesterol, sem contar a parte psíquica, pois ocupa o tempo, coloca o cérebro para circular e evita até mesmo a depressão”, declara a enfermeira.

O simples fato de se praticar algum tipo de atividade física já melhora e muito a qualidade de vida dessas mulheres, pois aumenta a resistência e a força muscular necessárias para realização de tarefas comuns e principalmente dá ânimo a elas. A dona-de-casa Filomena Aparecida Lima conta que faz aquilo que pode e sem pressa, pois tem disritmia. “Às vezes estou muito cansada em casa, venho aqui e parece que fico nova outra vez”.

Deve-se considerar que na velhice existem perdas osteo-articulares e musculares, bem como mais lentidão nas respostas motoras, portanto precisa-se aconselhar os idosos a praticarem atividades físicas que sejam possíveis de serem realizadas com segurança. Os programas de exercícios físicos para idosos devem ser eficientes na melhoria ou manutenção dos componentes da aptidão física, buscando manter e prolongar a independência e autonomia, e proporcionar a participação efetiva, integração e socialização dos idosos.

Para as mulheres que desejam participar dessas atividades, aconselha-se procurar um médico e após isso a secretaria de esportes da prefeitura para se inscrever. “Em Cambuí, tem muitas mulheres de terceira idade e há muito espaço ainda para elas. Acredito que o número de quem participa ainda é pequeno, poderia ser maior”, conclui a instrutora de esportes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela participação!