terça-feira, 15 de julho de 2008

Aluguel tem maior reajuste do ano

Por Cíntia Ferreira

O índice geral de preços do mercado (IGPM), usado como referência para o reajuste de contratos de aluguel, atingiu no mês de maio o maior valor em 2008: 1,61%. As pessoas que têm contrato com vencimento em maio são as que mais sentirão esse impacto inflacionário. O IGPM é calculado mensalmente pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e é divulgado no final de cada mês de referência.

Quem mora de aluguel sabe o quanto isso pesa no orçamento do mês, e ainda mais quando se fala em aumento. Segundo o corretor de imóveis Kyoshi Otani, tudo é negociável. “Se a pessoa quer continuar no imóvel e paga o aluguel em dia, é considerável. Então é feita uma negociação com o proprietário, ele vê que a pessoa está pagando corretamente e às vezes nem considera esse aumento”.

Natália de Oliveira, bancária, conta que o seu contrato de locação vencerá em julho. Ela está preocupada com o reajuste, pois consta em seu acordo que o aumento será pelo IGPM. Natália paga 280 reais por mês, e segundo ela os vizinhos dos apartamentos da frente já chegam a pagar 340 reais. “Vou tentar negociar pra não subir muito, não quero sair daqui. Eu sempre paguei corretamente, isso tem que ser levado em conta. Moro sozinha, não paro em casa e o apartamento está do mesmo jeito de quando entrei, sem nenhum estrago”.

“Antigamente o aluguel reajustava muito mais. Hoje até que o reajuste não está sendo muito alto. Alguns deixam de renovar o contrato devido a esse aumento. Porque às vezes a pessoa está pagando o aluguel e já está alto para seu orçamento. Sempre acontecem casos assim. Sempre quando vai reajustar tem aquela briga”, comenta Otani.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela participação!