terça-feira, 15 de julho de 2008

Em Cambuí, Mulheres lêem mais que homens

Por Cíntia Ferreira
Levantamento realizado no último mês na Biblioteca Pública Municipal Prefeito José Alexandre de Morais, em Cambuí, revela que as mulheres procuram mais livros que os homens. Essa realidade não se restringe a Cambuí, mas é observada em todo o Brasil, como mostra a pesquisa "Retratos do Brasil", divulgada em 28 de maio.

A pesquisa feita na biblioteca revelou que 64% das pessoas que retiram livros por mês são mulheres, o que resta apenas 36% de homens. Os mais procurados pelo público feminino são romance e literatura brasileira, de autoria de Paulo Coelho, Zíbia Gasparetto, Machado de Assis, Aluísio Azevedo, entre outros. Marieta Carvalho, vendedora, gosta de ler jornais. Ela freqüenta a biblioteca municipal pelo menos uma vez por semana para se informar dos assuntos atuais.

A média de retiragem de livros de 5,4 livros por dia, o que revela que o interesse pela leitura em Cambuí, é muito baixo. Os homens que freqüentam a biblioteca lêem mais jornais, revistas, livros de literatura estrangeira e ficção. “Nunca tinha parado pra reparar na diferença dos leitores femininos e masculinos. Acredito que as mulheres por muitas trabalharem em casa, tem mais tempo do que os homens”, conta Maria Aparecida, auxiliar de biblioteca.

“Eu acho que as mulheres têm maior preocupação com a cultura e com o fato de estar bem preparada. Temos preocupação com o que estamos falando se está correto. Não acho que elas têm mais tempo, mas sim mais interesse pela leitura. As meninas são mais interessadas e tem mais capricho quando pedimos uma interpretação de texto, por exemplo,”, afirma a professora Clarice Rosa.

Pesquisa nacional apontou que o livro mais lido no Brasil, é a bíblia - 43 milhões de pessoas dizem ler, dos quais 45% afirmaram fazê-lo com freqüência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela participação!