terça-feira, 15 de julho de 2008

Festa de Nossa Senhora do Carmo, fé e tradição em Cambuí

Por Cíntia Ferreira

Em Cambuí, a celebração da Padroeira da cidade, Nossa Senhora do Carmo, se tornou tradição para alguns e fé para muitos católicos. A festa começa todo ano no dia 7 de Julho e termina no dia 16. Todos os dias é comemorada com missa, quermesse e várias apresentações especiais. O que também chama a atenção dos moradores são as tradicionais barracas de “camelô” instaladas na Avenida Tiradentes.

São sete festeiros que tomam conta do evento. Eles tem trabalhado desde janeiro para a arrecadação de alimentos para a barraca da igreja e também na organização da festa. Segundo Veríssimo José Salles de Oliveira, a programação deste ano é composta de diversos acontecimentos, como shows, bandas, congado, grupo de violeiros, e provavelmente a presença da esquadrilha da fumaça. Para arrecadar alimentos foram realizados eventos como: Sessão do quilo no Cine Cambuí, onde a entrada era um kilo de alimento, e arrecadação de alimentos nos dias 21, 22, 28 e 29 de Junho em todos os bairros da cidade.

Algumas pessoas simplesmente vão à festa para se divertir, sair de casa, comprar nas barracas de camelô ou até mesmo para levar os filhos para passear. Mas para outras pessoas é um ato de fé participar todos os dias das missas. No dia 16 que é o dia da festa a igreja estará aberta para confissão o dia todo e também acontecerão missas de duas em duas horas e, como de costume cada dia um padre tomará conta da celebração.

“Todos os festeiros estão trabalhando com muito entusiasmo, amor e carinho. Esperamos ter um retorno muito grande, devido a esses eventos que nós conseguimos. A expectativa é que seja uma grande festa”, declara o festeiro Veríssimo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela participação!