quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Campanha anti-rábica em cães e gatos teve início em Cambuí

Por Cíntia Ferreira

A campanha de vacinação contra raiva em cães e gatos realizada pela Vigilância Sanitária e Epidemiológica de Cambuí começou nessa última segunda-feira, 11 de agosto e termina no dia seis de setembro. São 46 postos em diversos locais onde acontecem à vacinação dos animais. A cobertura maior é nos bairros da zona rural por serem os mais afetados pela doença. Na praça central será realizada no dia seis de setembro das nove às 15 horas. A campanha existe há 15 anos. No ano passado cerca de 3.800 animais foram vacinados, a expectativa é que este ano atinja os 4.000.

A raiva é uma doença infecciosa aguda e mortal transmitida aos animais e também ao homem, através da mordida, arranhão ou lambedura de cães, gatos ou morcegos, contaminados pelo Vírus Rábico. O cão é o principal transmissor em regiões urbanas. Para que possamos manter essa situação controlada, é fundamental que a população colabore levando seus animais para serem vacinados e com isso, prevenir a ocorrência da doença evitando que pessoas possam ser contaminadas com o vírus. O sintoma é a mudança de comportamento, o animal pode se tornar bastante agressivo ou ficar desanimado.

Segundo a coordenadora do projeto e veterinária Ana Paola Gonçalves dos Santos Valias, desde o início da campanha os mais levados foram os cães, mas os gatos também são em grande quantidade. “Os proprietários já estão mais conscientes e já sabem a importância de vacinar. Não deixem de levar, pois só com essa campanha é que conseguiremos diminuir essa doença que é muito grave”, declara a veterinária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela participação!