quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Atos tradicionais lembram Dia da Independência em Cambuí

Por Cíntia Ferreira

Em 7 de setembro, é comemorado o Dia da Independência do Brasil, que foi declarada oficialmente por Dom Pedro I, em 1822. Todos os anos, em Cambuí, a data é lembrada com desfiles dos alunos das escolas municipais, estaduais e particulares, mas, neste ano, apenas as municipais participarão. O evento acontece na praça Cel. Justiniano a partir das 9h. Além da programação cívica, acontecerá também apresentação da Banda Experimental de Cambuí, que acompanha o desfile, e o Coral Renascer interpretando o Hino da Independência.

O tema do desfile é “Resgate de valores”, e cada escola escolheu um valor da convivência humana para ser apresentado – entre eles estão respeito, solidariedade e igualdade, que serão mostrados pelos alunos através de cartazes e faixas com frases relacionadas ao valor escolhido. Para garantir as comemorações, as crianças da segunda série em diante das escolas municipais já estão ensaiando para o desfile desde o final do mês de agosto. Durante essa semana que antecede o Dia da Independência, os ensaios acontecem todos os dias.

Segundo a secretária de Educação do município, Maria Isabel Bueno Lambert, as crianças gostam de participar dessa programação que acontece na cidade. O assunto da Independência do Brasil é trabalhado o ano todo nas escolas. “A educação tem que formar cidadãos. Por isso, refletir sobre esse tema é fundamental”, comenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela participação!