sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Cambuí celebra o 7 de setembro resgatando valores essenciais

Por Cíntia Ferreira

Este ano no dia 7 de setembro o país celebrou os 182 anos da Independência do Brasil oficialmente declarada por Dom Pedro I. Em Cambuí a comemoração que estava marcada para as 9 hrs começou as 10hrs. Contou com a participação das escolas municipais e da Banda Experimental de Cambuí (Fanfarra) acompanhando todo desfile. Com o tema ‘resgate de valores’, cada escola apresentou um valor importante para a sociedade cambuiense, entre eles, justiça, respeito, igualdade, solidariedade, liberdade e amor.

Todas as escolas apresentaram valores essenciais para a sociedade brasileira, lembrando a importância de se comemorar o dia em que o Brasil se tornou um país independente. O Deputado Federal Odair Cunha também esteve presente no palanque com os vereadores e o Prefeito da cidade. Em seu discurso a população afirmou sobre a importância de se lembrar o dia da independência e ressaltou que este é um processo histórico que se afirma a cada dia.

O tema da escola Professor Benedito de Carvalho Lopes foi a JUSTIÇA com o slogan: “Pratica a justiça com teus atos e com tuas palavras”, durante a marcha foram abordados cartazes e coreografias reforçando a necessidade da justiça, até mesmo nas relações familiares e a que se completa com a educação.

Já da escola Municipal Coronel Juca Pinto, foi a SOLIDARIEDADE, com a frase “A solidariedade é indispensável para gerar um mundo de justiça e de paz”. Lembrando que a solidariedade não é a penas uma necessidade, mas sim uma opção política, social e econômica e, além disso, é o caminho para a paz.

A escola Municipal Joaquim da Silva Oliveira apresentou a população o valor da LIBERDADE, onde o slogan foi: “Liberdade, liberdade! Abre as asas sobre nós!”. Os alunos mostraram cartazes que indicavam que a liberdade luta contra o preconceito, o abandono, o analfabetismo, a discriminação, a exclusão, a violência e a injustiça.
A escola Municipal Dr. Carlos Cavalcanti, abordou o tema RESPEITO e mostrou que ele é à base da cidadania. Alguns cartazes com as frases, respeito às crianças, ao próximo, ao meio ambiente, as diversidades de cultura e religiões, ao individual e coletivo, a educação, entre outros, fizeram parte do desfile.

A escola Municipal Lázaro Maximiano Pereira, teve por seu valor a IGUALDADE. E mostrou que o país só será independente quando lutar por ela. Durante o desfile, cartazes com frases também foram apresentados ao público, entre elas, “que a voz da igualdade seja sempre a nossa voz”,
As escolas municipais Ana Silvério de Almeida e João Fanuchi, apresentaram juntas o AMOR como seu valor, com o slogan “todos os obstáculos serão vencidos se houver amor entre a humanidade”. Apontando a importância de se ter amor a pátria, a humanidade, a educação, a família e a natureza.

O encerramento se deu com a Banda Experimental de Cambuí (Fanfarra) tocando a musica Asa Branca de Luiz Gonzaga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela participação!