sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Blitzes e palestras marcam semana do trânsito em Cambuí

>>PM reforça importância da Semana Nacional do Trânsito e aponta problemas na cidade<<

Por Cíntia Ferreira

Em Cambuí, dos dias 18 a 25 de setembro, foi comemorada a Semana Nacional do Trânsito. Durante esses dias a Polícia Militar realizou diversas ações em prol da importância da segurança no trânsito e a conscientização aos motoristas e pedestres. Ocorreram atividades como operações de blitzes e palestras para adultos em empresas e para crianças de 1ª a 4ª série nas escolas. A PM tem um projeto para estender essa campanha ao longo do ano em parceria com auto-escolas da cidade.

Segundo o tenente da PM Fábio Assis Chiaradia, a grande maioria dos motoristas de Cambuí buscam cumprir rigorosamente as regras e leis de trânsito, mas algumas pessoas não cumprem, mesmo sendo a minoria. “Como toda lei, o Código de Trânsito foi promulgado para a boa convivência geral e harmoniosa da sociedade”, afirma. As infrações mais comuns observadas em Cambuí são a falta do uso de cinto de segurança e do capacete, veículos não licenciados devidamente e pessoas sem a documentação obrigatória, tal como Carteira de Habilitação.

O pedestre também faz parte do sistema de trânsito. “A principal contribuição que eles podem dar é permanecerem nas calçadas e, ao atravessarem as ruas, procurarem as faixas de segurança e olharem para todos os lados, para terem certeza que não serão atropelados”, conclui tenente Assis.

A Lei Seca, que prevê maior rigor contra o motorista que ingerir bebidas alcoólicas, foi sancionada no dia 19 de junho deste ano. Essa lei tem contribuído para a diminuição do número de acidentes relacionados ao trânsito. O tenente acredita que mesmo com um número baixo de acidentes urbanos ligados ao alcoolismo, é possível perceber que o índice desses acidentes vem sendo reduzido de uma maneira geral não só em Cambuí, mas em todas as cidades.

Percebemos visivelmente um aumento significativo do número de motocicletas e automóveis percorrendo na cidade. “Não podemos afirmar com certeza o número total de veículos que circulam em Cambuí, mas é um número que vem aumentando cada vez mais, tendo em vista uma população aproximada de 26 mil pessoas”, comenta Tenente Assis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela participação!