terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Vigilância Sanitária realiza campanha de combate à dengue

Cíntia Ferreira

No dia 22 de novembro é promovido o Dia D de combate à dengue. Em função deste dia, a Vigilância Sanitária e Epidemiológica de Cambuí tem realizado desde o dia 10 de novembro uma campanha de conscientização e prevenção através de alunos das 3ª e 4ª séries do Ensino Fundamental de todas as escolas da cidade. O trabalho é coordenado pela agente Geisa Aguiar que orienta as crianças sobre os cuidados que é preciso ter com materiais que, descuidados, possam contrair o foco do mosquito Aedes Aegypti, que é o transmissor da dengue.

Em Cambuí já foram identificados este ano 19 focos do mosquito, sendo a maior parte no centro da cidade. No período de verão, com o aumento das chuvas, os aparecimentos dos focos do mosquito se tornam mais comuns. Com isso, os moradores devem tomar mais cuidado com pneus, garrafas, vasos de plantas e outros materiais que possam acumular água. A Vigilância Sanitária atua em Cambuí com visitas domiciliares e com tratamentos em pontos estratégicos como cemitério, borracharia, desmanches, entre outros.

Esta campanha é realizada todos os anos. Neste ano os alunos estão participando com o objetivo, de que, através deste ensino a situação, com relação à dengue, possa ser revertida. Além dos momentos práticos, onde as crianças vão poder aprender e observar todo tipo de descuidado que gera o foco, os alunos assistem vídeos e recebem um material colorido com várias informações. Os estudantes recebem também uma folha onde podem fazer um desenho a respeito da campanha através da frase: “Sem união não há prevenção”.

Segundo o agente epidemiológico Tadeu Pereira, será escolhido um “Agente Mirim” através do desenho mais criativo e sua função será observar os possíveis criadouros do mosquito em sua escola, em casa ou em seu bairro. “As crianças podem ajudar fazendo cada uma a sua parte e cobrando os adultos no sentido de não deixar água parada, ou seja, incitando nelas hábitos de como prevenir esta doença”, afirma.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela participação!