sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

50% do IPVA voltam para o município

Cíntia Ferreira


Muitos moradores desconhecem o fato de que o emplacamento do veículo no município onde a pessoa reside gera um impacto financeiro positivo e significante para a própria cidade. Metade do valor pago do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é do estado e a outra metade do município onde o veículo é registrado. Esses 50% voltam para o município em forma de repasse e vão para os cofres públicos do município e, conseqüentemente, refletem diretamente na qualidade de vida da população.

Segundo o Secretário de Fazenda de Cambuí Gerson Benedito de Oliveira, 25% do valor repassado são obrigatoriamente utilizados na área da educação e 15% na área da saúde. Os outros 10% são englobados no caixa único do município e são aplicados em obras e outros serviços. “É muito importante que, as pessoas, ao adquirirem um veículo transfiram a placa para o seu município, porque isso vai gerar melhor saúde, melhor educação e serviços de obras públicas para a própria cidade onde a pessoa mora. Emplacando o carro em outra cidade, ela estará melhorando a situação do outro município”, diz.

A Chefe da Administração Fazendária Josane Duarte Lobo, afirma que em 2009 a cidade receberá, aproximadamente, 102 mil reais provenientes do IPVA referentes a 547 veículos que o município tem registrado. O documento de arrecadação do imposto e do Seguro Obrigatório (Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre - DPVAT) é gerado através do número do renavam do veículo, pela Internet no site da Receita Federal (www.receita.fazenda.gov.br) ou na própria Administração Fazendária.

O documento de arrecadação pode ser pago nos bancos Sicoob, Banco do Brasil, e Unibanco. Se pago com atraso terá multa de 0,15% ao dia e após 60 dias de atraso a multa sobe para 12%. Segundo Josane, este ano é o primeiro em que é possível autuar pelo não pagamento do IPVA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela participação!