sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Novo conselho do FAPEM será eleito dia 30

Cíntia Ferreira


O novo conselho do Fundo de Aposentadoria e Pensão do Servidor Público Municipal de Cambuí (FAPEM) será eleito no próximo dia 30 para um mandato de dois anos. A eleição acontecerá no Paço municipal e somente os servidores públicos efetivos têm direito a voto. Duas chapas concorrem este ano, a chapa dos ‘Servidores Públicos’ e a ‘União’, cada uma com 16 nomes, sendo seis deles suplentes. No dia 28 será sorteado o número das chapas para votação. Os conselheiros não são remunerados pela função.

A chapa dos Servidores Públicos é composta pelos seguintes membros: Tadeu Aparecido Nogueira da Silveira, Carlos Cezar de Almeida, Maria José Gallerani Ribeiro, Silvestre dos Reis Neto, Geraldo Pereira da Fonseca, Maria de Fátima de Oliveira Preto, João Carlos de Brito, José Maria da Rosa, Davi Padilha, Maria Aparecida Lambert, Luzia de Souza Almeida, Cláudia Carla da Silva, André Borges Teodoro Magalhães, Walter Aparecido da Fonseca, Eliseu do Carmo Rosa e Célio Benedito Lopes.

Os membros que compõe a chapa União são: Andréia Aparecida D’Moreira Arruda, Benedito Lourenço Sales, Décio Oneri de Almeida, Humberto Tavares Ferrer de Oliveira, Iara Aparecida Nogueira Oliveira, Izilda Morais Souza, José Carlos de Souza, José Luiz Tadeu Silva Carapinheiro, Maria Eliana da Rosa Lemes, Maria Helena Rodrigues, Rosiete Ramos da Silva, Sidnéia Aparecida Pereira de Almeida, Sônia Maria Perlim Calejon, Vanessa Marques Eiras, Vânia Neide Belizário e Zenaide Marques de Souza Paraíso.

Segundo o presidente do FAPEM Gerson Benedito de Oliveira, a função do conselheiro é de fiscalizar se os repasses são feitos rigorosamente em dia, se os recursos do FAPEM estão sendo aplicados corretamente, se as aposentadorias e pensões estão sendo cumpridas corretamente, entre outras.

O FAPEM é um órgão ligado ao município, tem independência e visa a aposentadoria e pensão do servidor público municipal. “O fundo funciona na verdade como se fosse um INSS que recebe os repasses de desconto em folha dos servidores e mais a parte patronal que é o município que paga. Esse montante o FAPEM vai fazendo as aplicações para que no futuro ele possa pagar a pensão, a aposentadoria e também a licença saúde quando o servidor está afastado do serviço”, afirma Gerson.

Todos os recursos do FAPEM são de repasses patronais de descontos dos funcionários e das aplicações financeiras. O FAPEM trabalha com funcionários cedidos pelo município e hoje tem, aproximadamente, 750 servidores que, obrigatoriamente, são filiados ao FAPEM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela participação!