segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

‘Bloco do Pachola’ e ‘Banda do Maxixo’ comemoram 10 anos

“É o maior bloco democrático da cidade, sem sombra de dúvida”, afirma Pedro
Cíntia Ferreira
O ‘Bloco do Pachola’ e a ‘Banda do Maxixo’ se apresentarão no próximo sábado dia 14, iniciando a abertura oficial do carnaval de 2009 em Cambuí. Serão comemorados também os 10 anos de parceria entre o bloco e a banda. Às 20h, acontecerá a concentração do bloco no Largo do Mercado Municipal e após, o desfile na Praça Coronel Justiniano Lambert. Terá a presença marcante do músico ‘Bocato’, além de, aproximadamente mais 50 músicos, sendo 80% de Cambuí.

Durante o tempo de festa acontecerá a comemoração dos 10 anos, exposição de fotos de tudo o que aconteceu desde 1997 até 2008, um standard novo, e todas as pessoas que quiserem usarão a camiseta comemorativa do bloco e sairão atrás cantando as marcinhas tradicionais do Brasil.

Em 1997, o bloco foi fundado por amigos que freqüentavam o ‘Bar do Pachola’, na Avenida Tiradentes. O grupo decidiu criar o bloco em uma conversa durante o carnaval, onde comentavam o fim das escolas de samba de Cambuí. Pedro Reinaldo Ferreira da Silva, atual presidente do grupo, deu seu grito de guerra em meio à conversa: “Aí moçada, vamos fazer o ‘Bloco do Pachola’ e sair pro agito ainda hoje”. Juntaram os que estavam lá e saíram pelas ruas festejando e dando início ao bloco.

Com 12 anos, o bloco comemora juntamente com a ‘Banda do Maxixo’ 10 anos de parceria. A banda foi fundada em 1999 basicamente com uma história paralela a do bloco, mas o bar era outro, dessa vez, o ‘Bar do Bolão’. “O ‘Bloco do Pachola’ e a ‘Banda do Maxixo’ são co-irmãs que fazem o verdadeiro carnaval cambuiense”, conta Pedro.

Para este ano se espera que em média três mil pessoas estejam presentes no sábado dando início as atividades do carnaval de 2009, acompanhando o bloco em seu desfile e em toda a programação. “A minha expectativa é só rezar para São Pedro. Se não chover nós vamos arrebentar a boca do balão. A euforia da população de Cambuí é muito grande em cima desta data”, diz Pedro.

O bloco possui registro na junta comercial de Minas Gerais e hoje, conta com uma diretoria que é responsável por toda organização deste evento que antecede o carnaval. Segundo Pedro Reinaldo presidente do grupo, o ‘Bloco do Pachola’ pode ser considerado o mais democrático e original de Cambuí. “É o maior bloco democrático da cidade, sem sombra de dúvida”, afirma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela participação!