quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Em Bom Repouso, morango é produzido o ano todo

Cíntia Ferreira

A possibilidade de se produzir morango o ano todo em Bom Repouso, passou a existir no final de 2007 quando surgiram as espécies ‘Aromas’, ‘Diamante’ e ‘Cegnidarem’ e no ano seguinte a ‘Albion’, variedades para plantio de junho até dezembro que suportam o verão e mantém a produção do fruto.

Antes destas especialidades, o município procurava atender a demanda com os morangos ‘Selga’, ‘Dover’ e ‘Camp Dover’, que são de ciclo curto e baixa qualidade do fruto, sujeito às circunstâncias adversas do meio ambiente. O único morango que possuíam de produção contínua era o ‘Oso Grande’, de plantio nos meses de março e abril, de colheita de maio a dezembro. Mais tarde, surgiram as variedades melhoradas ‘Camarosa’ e ‘Saborosa’. Contudo são variedades da mesma época de plantio e, portanto, atendiam apenas partes das expectativas.

Segundo o Agrônomo da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER) de Bom Repouso Frederico Ruegger, hoje os produtores da cidade plantam em duas épocas, no início do ano e em agosto e setembro, produzindo morango o ano todo. “O morango é para o bom-repousense uma lavoura sócio-econômica”, afirma.

Um comentário:

  1. Olá, gostei da usa matéria. Eu sou produtor de Mudas de morango em bandejas, elas não encostam no solo e por isso não levam doenças a lavoura. Estou em Judniai e meu sistema de produção é como esse. Meu nome é Gustavo Florêncio, sou agrônomo. Meu tel é 11 9575-4159.

    ResponderExcluir

Obrigada pela participação!