sexta-feira, 24 de abril de 2009

“A meteorologia do planeta terra está mudando” afirma Rubens

Cíntia Ferreira
Na última terça-feira, 21, foi realizada no teatro do Paço Municipal às 21h uma palestra sobre meteorologia para vôos, ministrada pelo professor Rubens Villela, através do Clube de Astronomia e Cultura de Cambuí. Rubens é meteorologista formado em 1957 pela Universidade Estadual da Flórida, pós-graduado pela Universidade de São Paulo (USP). Possui estágios na National Aeronautics and Space Administration (NASA) e The Weather Channel (TV Americana dedicada à meteorologia e previsão do tempo). Cerca de 50 pessoas estiveram presentes, entre elas representantes do vôo livre de Cambuí.

O professor foi o primeiro brasileiro a pisar no Pólo Sul geográfico em março de 1961. Durante a palestra contou suas experiências no Pólo. “É a sensação de realmente pisar em outro planeta”. Ele também contou ao ser indagado pelo presidente do Clube de Astronomia Eurico Wagner da Silva que a bússola gira muito lentamente no Pólo. “Torna-se imprestável. Não serve de referência”, diz Rubens.

“A meteorologia do planeta está mudando. A atmosfera mudou. Minhas experiências do passado não se aplicam mais no presente”, conta o meteorologista. Ele explicou ainda que os tornados têm sido mais freqüentes com a mudança climática, que “geralmente estão causando surpresas”.

Rubens relatou que existem várias formas de vôo livre. “A mais simples é a de colina, aproveitando as correntes naturais de ar”, explica. O professor contou que todos os dias às 10h faz uma leitura do barômetro para saber como está a pressão. Durante a palestra, o professor falou també, sobre o Cumulus Nimbus (CB) que são nuvens com grande desenvolvimento vertical e a grande causadora de fortes rajadas de vento e chuvas intensas. Rubens disse que os satélites ajudam muito na previsão da formação do CB.

Um comentário:

  1. Muito legal a palestras...vejo que você está bem entendida de Cumulus Nimbus rs....Beijos

    ResponderExcluir

Obrigada pela participação!