quarta-feira, 8 de abril de 2009

‘Período Integral’ é implantado em Bom Repouso

Cíntia Ferreira
O projeto ‘Período Integral’ foi implantado no município de Bom Repouso este ano. Trata-se de um trabalho de caráter social que visa atender famílias que não tem condições de pagar uma pessoa para olhar os filhos. As crianças que participam do ‘Período Integral’ são crianças que já não tem mais idade de creche. A faixa etária delas é de 6 a 12 anos. A idéia partiu do prefeito Edmilson Andrade (PSDB), da secretária de Educação Terezinha de Fátima Alcântara Crispim e da diretora das escolas municipais Fernanda Aparecida dos Santos Piedade.

Para que os 22 alunos da parte da manhã e os 22 da parte da tarde fossem selecionados para participar do programa foram realizadas inscrições no inicio do ano para saber dos pais quem tinha interesse em deixar seus filhos no ‘Período Integral’. Segundo Fernanda, ainda há uma lista de espera e possivelmente será aberta uma nova turma no período da tarde. Ela conta ainda que a maioria dessas crianças que participam do projeto são crianças que ficavam sozinhas em casa enquanto os pais trabalhavam.

As crianças que estudam na parte da manhã vão para o ‘Período Integral’ logo após as atividades escolares. Lá elas almoçam e passam a tarde fazendo as atividades oferecidas pelo programa. Os alunos que estudam na parte da tarde vão para o ‘Período Integral’ logo de manhã, lá elas participam das atividades, tomam banho, almoçam e vão para a escola na parte da tarde.

O programa conta com duas professoras, uma no período da manhã e outra no período da tarde. São realizadas com as crianças aulas de capoeira, kung fú, dança de rua, música e educação física. Os professores dessas atividades são todos voluntários, e segundo Fernanda muito comprometidos com o que fazem.

A professora que acompanha as crianças durante todo o período auxilia nas atividades escolares de casa, ensina atividades manuais, dá aulas de reforço escolar, aulas de vídeo, ensina hábitos de higiene pessoal e também trabalha a interação social. Para que a vaga seja garantida, já que há uma grande procura, é preciso manter a disciplina. Fernanda afirma que “as crianças estão satisfeitas”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela participação!