sexta-feira, 3 de abril de 2009

Reunião sobre drogas, segurança e violência é realizada em Cambuí

Cíntia FerreiraNa última terça-feira, 31, foi realizada no Plenário da Câmara Municipal de Cambuí, ás 19h, uma reunião ministrada pelo delegado Renato Mendes para tratar de assuntos como a segurança no município, a violência e as drogas. Além do delegado, compuseram a mesa as autoridades como o prefeito Benedito Antônio Guimenti (PSDB), o sargento Guedes da Polícia Militar de Cambuí, o presidente da Câmara Olímpio Cláudio de Brito (PSDB), e o presidente da Associação da Vila Santo Antônio.

A reunião desta terça-feira se tratou de um debate informal para colocar idéias em discussão, cujo objetivo é formar conselhos e estabelecer uma parceria entre a Polícia Militar, a Polícia Civil, o Executivo Municipal, o legislativo, as associações de bairro, as igrejas, escolas e outras entidades do município para tratar assuntos como combate as drogas e violência. Segundo Renato trata-se de um esforço conjunto para tentar trabalhar novas idéias para Cambuí.

Serão realizadas reuniões periódicas com as lideranças do município que estiveram presentes nesta primeira reunião e que foram representantes das associações de bairro, diretoras de escolas, integrantes do conselho tutelar, líderes religiosos, vereadores, secretários municipais, representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, entre outros. O próximo debate está previsto para meados do mês de maio.

A iniciativa partiu do delegado Renato que afirmou existir um interesse mútuo da Policia Militar e Civil de estreitar os canais de comunicação com a sociedade. “Para minha grata surpresa, esta idéia que inicialmente estava restritamente vinculada à segurança pública, acabou tomando maiores proporções. E por conta disso a gente conseguiu reunir hoje aqui várias lideranças e eu espero que esta reunião de hoje possa ser muito produtiva em um futuro próximo”, conta.

Ao ser indagado sobre a segurança no município o prefeito Guimenti afirmou que se não houver a participação da sociedade fica difícil a parte de segurança pública. “Tem que informar onde está o problema para que a PM possa ir atrás”. Guimenti contou também que a criação de uma Guarda Municipal para Cambuí está em seu plano de governo para os próximos quatro anos. Ele disse ainda não foi criada devido a problemas com recursos, como a redução das verbas repassadas pelo governo. “Nós estamos na expectativa e assim que melhorar o nosso caixa nós vamos montar a Guarda Municipal e criar também a Defesa Civil”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela participação!