sexta-feira, 8 de maio de 2009

140 Kg de carne de abate clandestino são apreendidas

Cíntia Ferreira

No dia 27 de abril, o departamento de Meio Ambiente e a Polícia Florestal foram verificar uma denúncia que havia sido feita em relação a um abate clandestino no bairro Água Branca em Cambuí. A acusação tratava-se de uma quantidade de sangue que estava sendo jogada no córrego São Domingos. Ao chegarem no local, localizaram um homem abatendo um animal. A Vigilância Sanitária foi acionada e verificou que se tratava de um abate sem inspeção e fiscalização. Foram apreendidos 140 kilos de carne bovina.

A polícia realizou o boletim de ocorrência e apreendeu a carne que foi inutilizada e jogada no aterro sanitário. Segundo a veterinária da Vigilância Sanitária de Cambuí Ana Paola Gonçalves dos Santos Valias, a fiscalização será feita através de denúncias da população. Pois não há como a vigilância ficar fiscalizando as zonas rurais.

“Se a população souber de algum abate clandestino avisar a Vigilância Sanitária porque isso é ilegal e a população sofre riscos de saúde”, afirma Ana Paola. O abate clandestino representa um dos mais preocupantes fatores de risco à saúde pública, pela exposição a agentes infecciosos e parasitários, como aqueles que são transmitidos ao homem pelos animais, pela ingestão de alimentos de qualidade sanitária suspeita e pela contaminação do meio ambiente.

A veterinária Ana Paola alerta ainda que os comerciantes e consumidores devem ficar atentos quanto à compra de carnes e procurar adquirir apenas de locais que sejam inspecionados e fiscalizados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela participação!