sexta-feira, 5 de junho de 2009

Cadastro de medula em Estiva apresentou bons resultados

Cíntia Ferreira

Um cadastro para doação medula óssea foi realizado no dia 22 de maio em Estiva. Aconteceu no Centro Pastoral da cidade, das 9h às 19h. O objetivo foi encontrar um doador para a estivense Renata do Couto Rosa, 25, já que nenhum de seus familiares é compatível. A campanha foi realizada pela Prefeitura Municipal de Estiva e pelo Hemominas de Pouso Alegre. Cerca de duas mil pessoas estiveram presentes, sendo cadastradas como doadoras voluntárias de medula óssea.

Renata tem uma doença no sangue chamada linfoma. Ela já passou por várias intervenções cirúrgicas, quimioterapias, radioterapias e também um transplante sem sucesso. Segundo a educadora de saúde Elaine Clemente, todos podem ser doadores voluntários de medula óssea, basta ter entre 18 e 55 anos. Não existe nenhuma restrição. “O maior valor desse gesto é que muitas pessoas que necessitam de um transplante não encontram um doador compatível”, conta Elaine.

Comparecem para a doação moradores de Estiva, Bom Repouso, Senador Amaral, Cambuí, Camanducaia, Pouso Alegre, Córrego do Bom Jesus e outros municípios. Alguns visitantes de outros estados como São Paulo também fizeram o cadastro. O resultado total da campanha ainda não foi divulgado.

Todas as pessoas entre 18 e 55 que ainda não fizeram a doação podem procurar o hemocentro mais próximo de segunda à sexta-feira, levando seus documentos. São coletados apenas 5ml de sangue para a verificação da compatibilidade com alguém que necessita do transplante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela participação!