terça-feira, 18 de agosto de 2009

Conferência da Assistência Social aconteceu em Cachoeira

Cíntia Ferreira

Uma Conferência de Assistência Social foi promovida em Cachoeira de Minas na última segunda-feira, 3. O evento aconteceu das 17h às 21h e contou com a participação de aproximadamente 60 pessoas, entre elas, representantes de entidades assistenciais, autoridades locais, usuários das Políticas de Assistência Social, profissionais da assistência social, conselheiros municipais e profissionais de outras áreas.

O tema abordado durante a conferência foi ‘Participação e Controle Social no SUAS’. A palestra foi ministrada pela assistente social e consultora de políticas públicas, Ana Paula Barbosa. O objetivo do encontro foi avaliar e propor diretrizes para o aperfeiçoamento do Sistema único de Assistência Social (SUAS), na perspectiva da participação e do controle social.

Segundo a secretária Municipal de Saúde, Luciana Aparecida Dionísio, o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) está em processo de construção. Para a sua consolidação é fundamental o controle social, através da participação efetiva da população. “É necessário sairmos da lógica de proteção social de caráter "paternalista" e atuarmos junto às famílias, a fim de proporcionarmos condições de vida digna a todos. Precisamos de políticas sociais que estimulem a capacitação, a inserção das pessoas no Mercado de trabalho”, comenta.

Além da palestra, foi realizado um trabalho em grupo, plenária para consolidação das propostas e uma eleição dos delegados para a Conferência Regional que será realizada no dia 9 de setembro. A conferência foi realizada pelas assistentes social Andréia Marques Marcelino e Lucineide Gomes Raimundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela participação!