segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Conceição dos Ouros retoma desfile do Dia da Pátria

[Cíntia Ferreira]

Apresentações de escolas, desfiles, hasteamento das bandeiras e entoação do Hino Nacional são tradicionais atividades realizadas na maioria das cidades brasileiras em comemoração ao Dia da Pátria. O município de Conceição dos Ouros retomou o desfile do dia 7 de setembro após 10 anos sem realizá-lo. O evento foi marcado pelo retorno da fanfarra do município, a participação de seis escolas municipais, uma estadual e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). As celebrações foram promovidas do dia primeiro ao dia 7 de setembro.

Durante todos os dias de celebração aconteceram o hasteamento e o arriamento das bandeiras e a execução do Hino Nacional. A Polícia Militar também teve sua participação em todos os dias de comemoração. As crianças das escolas municipais aproveitaram o momento para apresentar o Projeto de Educação Patrimonial: Resgate do Cinema, Resgate da Culinária e Conhecendo Nossa Cidade, que vem sendo desenvolvido no município há três anos. Os alunos caracterizados representaram a pecuária, as cantigas, os brinquedos, a culinária, a religião, a agricultura, a educação, a saúde, o esporte, o comércio, as indústrias e os três poderes municipais: executivo, legislativo e judiciário.

Alguns municípios da região como Cachoeira de Minas, Paraisópolis e Santa Rita do Sapucaí acataram a recomendação da Gerência Regional de Saúde de Pouso Alegre (GRS) e cancelaram a programação cívica como medida preventiva para evitar a transmissão do vírus da Influenza A H1N1 (gripe suína). Segundo a secretária de Educação e Cultura de Conceição dos Ouros, Dorothy Campos da Fonseca, o município fez uma prevenção muito grande em relação à nova gripe e não tiveram nenhum empecilho da Secretaria de Saúde para realizar o evento.

Dorothy ressaltou a importância da comemoração desta data e disse que muitas crianças do município nunca haviam participado de um evento do dia 7 de setembro por ele ter ficado anos sem ser promovido. Para a secretária, “foi um resgate que mexeu de dentro para fora”. Ela destacou ainda que os pais e as pessoas da comunidade ourense colaboraram muito para que o desfile fosse realizado.

Um comentário:

Obrigada pela participação!