segunda-feira, 14 de setembro de 2009

‘Minas Olímpica Nova Geração’ chega à Cachoeira

[Cíntia Ferreira]

A Prefeitura Municipal de Cachoeira de Minas firmou um convênio com o Governo do Estado de Minas Gerais para implantar o projeto ‘Minas Olímpica Nova Geração’ na cidade. A iniciativa de levar o projeto para Cachoeira partiu da Prefeitura, através da Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer. O ‘Nova Geração’ é uma iniciativa voltada para a inserção social de jovens por meio do esporte, com o objetivo de torná-los socialmente menos vulneráveis, e promover sua formação integral. O programa prevê a liberação de recursos do Estado para aquisição de uniformes, contratação e qualificação de educadores.

O ‘Nova Geração’ visa promover e defender os direitos fundamentais das novas gerações, consolidando políticas públicas de formação de jovens e contribuindo, efetivamente, na articulação de uma rede de entidades parceiras com atuação na área de desenvolvimento pessoal e social dos participantes.

O projeto atenderá 105 crianças carentes de 10 a 15 anos, com uma duração de 20 h semanais. Será feita uma seleção para escolher quem serão os participantes. O ‘Nova Geração’ é dividido em três eixos que fundamentam a metodologia e as atividades dos núcleos: pedagogia, esportes e saúde. O eixo norteador do programa é o esporte.

No município, o projeto será coordenado pelo educador físico, Luís Carlos da Silva e terá como auxiliar três monitoras, Silmara Maria de Machado e Cunha, na área da saúde, Lucimara de Faria Costa, pedagoga, e Gabriela Pereira e Oliveira, na área de esportes.

No dia 24 a 26 de agosto, os profissionais responsáveis pelo programa estiveram na cidade de Passos para fazer um treinamento. No dia 2 de setembro, o grupo visitou um núcleo do ‘Minas Olímpica Nova Geração’, em Bueno Brandão para ver como é o funcionamento do programa no município.

Segundo o coordenador, este trabalho vai ser muito importante. “O interesse é trabalhar a higiene, fazer passeios, sair um pouco do foco da escola e mostrar que todos têm condições de trabalhar juntos”, explica. O programa deverá ter início no município em outubro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela participação!