segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Cachoeira de Minas desenvolve projeto Dant

[Cíntia Ferreira]

A Prefeitura Municipal de Cachoeira de Minas, através da Secretaria Municipal de Saúde, vem desenvolvendo na cidade, desde o mês de maio, o projeto ‘Doenças e Agravos Não Transmissíveis’ (Dant). O trabalho tem como objetivo atender pessoas diabéticas e hipertensas do município. O projeto é dirigido por Valquíria Mari Pereira Oliveira, coordenadora da vigilância epidemiológica e enfermeira.

São realizadas com dois grupos de pacientes, chamados de grupos piloto, atividades como exercícios de alongamento, orientações nutricionais, atendimentos psicológicos e médicos, além de palestras, como a que aconteceu na última terça-feira, 29, com a médica especialista em diabetes, Janine Tenório Faria.

Às terças-feiras são desempenhadas com os grupos oficinas de orientação nutricional. Os pacientes também praticam exercícios físicos nas aulas de ginástica com uma educadora física duas vezes por semana. Quinzenalmente é realizado por um psicólogo o grupo terapêutico com os doentes.

A necessidade de criar o Dant em Cachoeira de Minas surgiu devido ao número de pessoas hipertensas e diabéticas. O projeto é voltado para cidadãos acima de 50 anos. Através do Ministério da Saúde, a coordenação do grupo recebeu um recurso de R$ 52 mil para a compra de equipamentos como materiais para ginástica, cozinha alternativa, aparelhos de academia ao ar livre, entre outros.

Segundo a coordenadora do projeto, com a criação deste grupo em Cachoeira de Minas os pacientes diabéticos e hipertensos estão mais conscientes na parte de alimentação, mais motivados e com a auto-estima melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela participação!