segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Artesãos cachoeirenses participam de feira em BH

[Cíntia Ferreira]

O grupo de artesãos cachoeirenses ‘Uai, de Minas!’ irá participar da 20ª Feira Nacional de Artesanato em Belo Horizonte, que será realizada do dia 24 a 29 de novembro. Este ano a feira completa 20 anos e por isso, o evento terá caráter comemorativo. Esta edição irá homenagear o Brasil, sua diversidade cultural, étnica e artesanal. A exposição será promovida no Centro de Exposições George Norman Kutova (Expominas).

O grupo de artesãos de Cachoeira de Minas foi convidado pelo Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) a participar da feira em Belo Horizonte. O Sebrae, através do Programa Sebrae de Artesanato (PSA), foi o grande idealizador da técnica que é utilizada hoje pelos artistas do município. O ‘Uai, de Minas!’ desenvolveu uma massa com produtos que são próprios do município: a palha do café e o polvilho. O grupo de artesãos cria peças como mandalas, relógios, bandejas, máscaras, móveis de varanda, gamelas, bijuterias, luminárias, porta copos, entre outros. Os produtos do ‘Uai, de Minas!’ estão disponíveis no Mercado da Arte, em Cachoeira de Minas, aos finais de semana e feriados.

Além do estande cedido pelo Sebrae, os artesãos de Cachoeira também estão recebendo da Prefeitura todo o apoio com o transporte para que quatro integrantes do ‘Uai, de Minas!’ possam participar da feira. Segundo, Ana Betsa, uma das artesãs do grupo, é importante para o município de Cachoeira ser representado nessa feira nacional. Além de Cachoeira de Minas, outros município da região irão participar da feira. Entre eles Gonçalves, Extrema, Monte Verde, Camanducaia e Bueno Brandão.

Nesta edição, cerca de oito mil expositores estarão no evento que terá 1.000 estandes. Comparecerão a feira artesãos de todos os estados brasileiros e representantes de 12 países. Os índios também serão representados por 25 etnias de diversas tribos do Brasil. No ano passado, a feira reuniu mais de 180 mil pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela participação!