segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Aumento de pernilongos incomoda população cachoeirense

[Cíntia Ferreira]

Diversos fatores contribuem para o aumento dos pernilongos em épocas de verão. Um deles é o tempo mais quente e o grande volume de chuvas que colaboram para que os insetos sejam formados. Em Cachoeira de Minas, a Vigilância Epidemiológica recebeu diversas reclamações nas últimas semanas sobre a quantidade de pernilongos no município. Para amenizar o problema, a vigilância fez algumas recomendações à população e intensificou o trabalho de fiscalização em locais onde o foco do mosquito possa ser criado.

Os agentes da Vigilância Epidemiológica de Cachoeira de Minas realizaram no mês de outubro algumas vistas às fabricas de polvilho do município e a beiras de rios para identificar possíveis focos e, assim, eliminá-los. Para que possa haver um maior controle sobre este problema, a coordenadora da epidemiologia Valquírua Marí Pereira Oliveira dá algumas orientações à população, como: evitar deixar água parada, evitar acúmulo de lixo, manter portas e janelas fechadas ao amanhecer e entardecer, usar repelente e inseticida e quando possível utilizar de telas nas janelas.

Um fator importante que grande parte da população não sabe é que, além do calor e o volume das chuvas, o que contribui para a convivência com os estes insetos é a falta de passarinhos. Cada pássaro come em média 150 pernilongos por dia. Faltam passarinhos, porque faltam árvores. Qualquer dúvida a população deve entrar em contato pelo telefone (35) 3472-1561 e procurar algum agente da vigilância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela participação!