segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Escola ‘Cônego’ em Cachoeira é restaurada

[Cíntia Ferreira]

A Escola Estadual Cônego José Eugênio de Faria em Cachoeira de Minas recentemente tem passado por algumas restaurações. O prédio da instituição é tombado pelo Patrimônio Histórico e Cultural da cidade, por isso, as reformas devem ser feitas mantendo os padrões da estrutura do local e seguindo o dossiê de tombamento. O primeiro passo está sendo a restauração dos muros da escola.

A conclusão do laudo técnico feito pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (IEPHA) apontou que a escola possui danos causados pela ausência de manutenções preventivas adequadas e rotineiras. Em consequência disso, a restauração começou a ser feita. Parte da verba que está sendo utilizada nesta obra é do Fundo Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural de Cachoeira de Minas (Fumpac). O serviço está sendo prestado através de um acordo entre a Prefeitura Municipal e o Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural (Compat).

Nesta primeira parte da restauração serão investidos cerca de R$6 mil e estão sendo reconstituídas as partes mais precárias da escola como os muros, portões e alvenaria dos corredores internos. Posteriormente, também será realizada uma pintura. A previsão para o término dessa primeira parte das obras é para o final do mês de novembro. Segundo o secretário de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer Expedito de Oliveira, nos próximos anos a intenção é que seja restaurado totalmente o bem tombado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela participação!