segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Escola de SRS recebe prêmio nacional de referência escolar

[conquista] Escola Estadual Dr. Luiz Pinto de Almeida foi escolhida como a escola ‘Destaque Brasil’

[Cíntia Ferreira]

A Escola Estadual Dr. Luiz Pinto de Almeida em Santa Rita do Sapucaí foi escolhida, na última quarta-feira, 11, por volta das 17h45, como instituição referência em gestão escolar do Brasil. A instituição santa-ritense concorreu com outras seis escolas, sendo uma do Mato Grosso do Sul, uma do Matro Grosso, uma do Tocantis, uma do Acre e outra do Pernambuco. A escola recebeu um prêmio de R$ 10 mil e o diploma ‘Destaque Brasil’. O Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar é uma iniciativa do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e a Fundação Roberto Marinho.

No mês de setembro a escola já havia recebido o Prêmio Estadual de Referência em Gestão Escolar. Nessa época, a diretora da instituição Mônica Flores de Carvalho Ribeiro falou à Gazeta do Vale sobre o diferencial do “Luiz Pinto” frente às outras escolas públicas convencionais. “O entusiasmo da equipe de trabalho e o envolvimento das famílias e da comunidade são determinantes para o sucesso e diferencial da escola. Somos comprometidos com a nossa Proposta Político Pedagógica. Formamos uma equipe unida, entusiasmada, responsável, comprometida e competente”, declarou Mônica.

Os alunos, professores e funcionários da instituição receberam com muita alegria o resultado do prêmio que foi apurado em Brasília e divulgado através do canal Futura. A Escola Estadual Dr. Luiz Pinto de Almeida desenvolve diversos projetos com os alunos. Alguns destes trabalhos têm o apoio da Secretaria de Estado da Educação, como por exemplo, o ‘Período Integral’, o Programa de Educação Afetivo Sexual (Peas), Formação Inicial para o Trabalho (Fit), o Programa de Desenvolvimento Profissional para os Professores (PDPs), o ‘Brincadeira é Coisa Séria!’, que trabalha com o lúdico na escola e o ‘Como é Que se Escreve?’, que trabalha com alfabetização e letramento incentivando principalmente a leitura.

Com 1.230 alunos, a escola promove também atividades complementares oferecidas no contra turno como canto coral, escolinha de esportes, aulas de dança, informática, entre outros, contando com o auxílio de 16 voluntários. A alfabetização de adultos e projetos contra a discriminação racial são alguns fatores que contribuíram para que a escola fosse a primeira colocada neste prêmio. O Prêmio Gestão Escolar incentiva o trabalho realizado pelas escolas que investem e acreditam na potencialidade de seus alunos.

“Nós temos como pacto fazer da escola a melhor escola do mundo. Então, a maior parte do nosso tempo, a gente passa dentro daquela escola”, disse Mônica em entrevista ao Jornal Nacional. A equipe da Gazeta do Vale tentou falar com Mônica na última quinta-feira, 12, mas foi informada de que a diretora ainda estava em Brasília e que só retornaria na sexta-feira à tarde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela participação!