segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Academia de Letras, Ciências e Artes completa 26 anos em Santa Rita

Cíntia Ferreira

Matéria veiculada na Rádio Difusora Santarritense em 23/09/2011

A Academia de Letras, Ciências e Artes de Santa Rita do Sapucaí (Alca), completa 26 anos de fundação neste mês de setembro. Para comemorar a data, a Alca promove neste sábado (24), uma reunião festiva, que acontece no Auditório Aureliano Chaves, no Inatel, a partir das 17hrs.

Para o presidente da academia Victor Hugo Neira Munhoz, o papel da Alca em Santa Rita do Sapucaí é de uma difusora cultural. “É incentivadora da cultura e das artes, no nosso caso de ciências, letras e artes. Nós assumimos pensando exatamente em levar a academia um pouco mais perto da população, principalmente das escolas”, explica.

O presidente da academia comenta que há vagas abertas para acadêmicos de artes e explica qual é o critério de escolha dos membros. “O que se precisa para ser um acadêmico? Primeiro ter uma atividade artística, ter feito algo em prol da cultura e da própria cidade, ter conhecimento, ser uma pessoa culta e principalmente disposta a colaborar’, conta.

Durante o evento, será feito o anúncio da publicação de uma crônica da escritora e fundadora da academia Edméa Carvalho, na revista da Academia Mineira de Letras. Será lido inclusive, um artigo intitulado “Elogio à Palavra”, de autoria do presidente da academia Victor Hugo. O acadêmico Evandro Carvalho também deve apresentar um texto de sua autoria: “O Balão”.

Na solenidade, acontece também o lançamento do concurso de redação com o tema “Os 25 anos do Vale da Eletrônica”, promovido pela Alca, em parceria com o Sindicato das Indústrias de Aparelhos Elétricos, Eletrônicos e Similares do Vale da Eletrônica (Sindvel). Outro concurso também será lançado e tem como tema o “meio-ambiente”. Este será em parceria com a Loja Maçônica Caridade Sul-Mineira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela participação!