segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Adesão ao ‘Minha Casa, Minha Vida’ em Santa Rita depende de iniciativa do Poder Público


Cíntia Ferreira

Matéria veiculada na Rádio Difusora Santarritense em 14/09/2011

A Caixa Econômica Federal assina nesta semana o termo de adesão ao ‘Programa Minha Casa Minha Vida 2’ com quatro cidades do Sul de Minas: Andradas, Cambuí, Extrema e Monte Sião. De acordo com o superintendente regional do Sul de Minas, da Caixa Econômica Federal, João Deom Pereira, Santa Rita do Sapucaí também pode ser contemplada com o ‘Minha Casa, Minha Vida 2.

Segundo o superintendente, a adesão ao programa depende de uma parceria entre a prefeitura e a Caixa. No momento, a Caixa aguarda a manifestação do Poder Público de Santa Rita para que o contrato seja firmado. “Santa Rita também foi incluída. Nós ainda não marcamos a assinatura do termo de adesão com Santa Rita, pois estamos aguardando o Poder Público se manifestar para a gente marcar, numa próxima oportunidade, a adesão ao programa”, conta.

O ‘Programa Minha Casa, Minha Vida’ foi lançado em abril de 2009, pelo governo federal, com o objetivo de aumentar o acesso das famílias de baixa renda à casa própria, porém só contemplava cidades com mais de 50 mil habitantes. Nesta primeira fase do programa, foram contempladas as cidades de Pouso Alegre, Poços de Caldas, Varginha, Alfenas, Itajubá, Três Corações e Três Pontas.

O governo modificou o programa e passou a chamá-lo de ‘Programa Minha Casa, Minha Vida 2’. Agora, cidades com população entre 20 e 50 mil habitantes também podem aderir ao programa, como é o caso de Santa Rita do Sapucaí. “O Minha Casa, Minha Vida 2 tem o objetivo de contratar dois milhões de moradia até o final de 2013. É um desafio enorme que a gente tem. E agora o programa foi ampliado para municípios com acima de 20 mil habitantes”, explica o superintendente da Caixa.

O ‘Programa Minha Casa, Minha Vida 2’ beneficia famílias com renda de até R$ 1.600,00 , com recursos do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR). Além de Santa Rita do Sapucaí, a cidade de Jacutinga também deve aderir ao programa.

A reportagem do Jornal Notícias do Dia entrou em contato com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Santa Rita do Sapucaí, mas até o fechamento desta edição, não obteve resposta sobre o assunto.

Um comentário:

Obrigada pela participação!