segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Moradores do Loteamento do Vale I reclamam mais uma vez da poeira no local

Cíntia Ferreira

Matéria veiculada na Rádio Difusora Santarritense em 30/08/2011 

Os moradores do bairro Loteamento do Vale I, próximo à saída para o bairro rural Víntém, em Santa Rita do Sapucaí, têm convivido diariamente com uma grande quantidade de poeira. A terra seca invade as casas sempre que um veículo passa pela via e isso tem incomodado a maior parte dos moradores do bairro.

A moradora da Rua Agda Ribeiro do Vale, Ione Bernardes, diz que nunca teve tanto pó assim no local e que a situação piorou, a cerca de dois anos, quando a Prefeitura retirou o asfalto que existia no início da via rural. “Nunca teve pó aqui do jeito que está tendo agora. O prefeito tirou o calçamento daqui, deixou sem nada e agora o pó levanta muito mais”, conta a moradora.

Ione diz ainda que, juntamente com outras moradoras do bairro Loteamento do Vale I, foi à Prefeitura pedir uma solução para o prefeito Paulo Cândido da Silva, mas que nada foi feito. “A gente queria uma solução. O prefeito disse pra gente que não tem uma resposta concreta. A gente queria uma resposta, porque na hora de pedir voto, ele pediu e a maioria das pessoas aqui votou nele”, enfatiza Ione.

De acordo com os moradores do bairro, um caminhão pipa realizou o serviço no local, na manhã desta terça-feira, porém, a poeira logo voltou. José Maurício Teodoro, proprietário de um bar no início da via rural, afirma que têm perdido clientes por conta da terra seca que invade o local. “Eu tenho meu comércio aqui e está tudo cheio de poeiras. Eu dependo disso aqui [do bar] para sobreviver. O meu ganha-pão é aqui. Eu até estou perdendo os meus fregueses”, afirma.

A dona de casa Francisca de França, que tem hipertensão pulmonar, conta que, devido a poeira, chega a ficar de três a quatro meses com tosse. “Eu tenho hipertensão pulmonar, me dá uma crise de fôlego. Fizesse um asfalto ai até lá em baixo como tinha, que o Ronaldo [Carvalho] fez, e ele tinha que ter conservado aquilo que tinha e não arrancar e ficar do jeito que ficou”, ressalta a dona de casa.

O secretário de Obras e Desenvolvimento Urbano, Daniel Teixeira, informou que a Prefeitura retirou o asfalto do local, pois o mesmo se encontrava em situação precária. “O asfalto foi retirado porque estava muito danificado e as pessoas que transitavam lá estavam reclamando dos buracos”, afirma.

Teixeira disse ainda que a Prefeitura fez um projeto para o calçamento do local e enviou ao Estado para solicitar verbas. “Nós temos um projeto para essa estrada e já mandamos para o Estado para avaliação e estamos aguardando uma posição do Estado se vai liberar a verba”, conclui o secretário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela participação!