segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Secretário de Ciência e Tecnologia diz que câmeras de segurança serão reinstaladas no município

Cíntia Ferreira

Matéria veiculada na Rádio Difusora Santarritense em 08/09/2011

O sistema de monitoramento por meio de câmeras de segurança que foi instalado no município durante a Festa de Santa Rita permaneceu em funcionamento até o começo de agosto. Foram instaladas no mês de maio 24 câmeras de segurança que faziam parte de um projeto piloto da Secretaria de Ciência e Tecnologia, em parceria com o Inatel, a Polícia Militar e 32 empresas de Santa Rita e região, que cederam o equipamento.

De acordo com o secretário de Ciência e Tecnologia, Pedro Sérgio Monti, não foi possível a permanência dos equipamentos na cidade, pois era apenas um projeto e o mesmo tinha data de início e término. Ele explica ainda que o projeto tinha como objetivo sensibilizar a população e que o resultado foi positivo. “O projeto foi vitorioso. Eu acredito que nós sensibilizamos a sociedade e a Prefeitura. Só que como o equipamento era emprestado, ele precisava ser devolvido”, afirma.

O secretário afirma que as câmeras de monitoramento serão reinstaladas no município. Ele conta que já existe até mesmo um mapeamento, feito em parceria com a Polícia Militar, dos locais onde as câmeras serão colocadas. “O sistema vai ser reinstalado. O Inatel está fazendo toda a especificação técnica do equipamento”, garante.

Ainda segundo Monti, já existe um recurso para a aquisição de parte do sistema. Já existe recuso alocado pelo gabinete do prefeito para aquisição de parte do sistema. “Nós já fizemos um mapeamento junto com a Polícia Militar para cobrir Santa Rita com segurança”, afirma.

O secretário conta também que o município já recebeu, de algumas empresas do município, a doação de 10 câmeras fixas, quatro câmeras speed dome, cinco rádios para transmissão, entre outros. Monti afirma que esses equipamentos devem começar a serem instalados no município em até 60 dias.

Para o capitão da Polícia Militar de Santa Rita, Júlio César Campos, as câmeras de monitoramento facilitam o trabalho da PM no município. O capitão comenta ainda que, devido a estes equipamentos, a festa de Santa Rita deste ano foi mais tranquila do que a de 2010. “Essas câmeras nos ajudaram muito, principalmente na questão de prevenção criminal. Inclusive a festa de Santa Rita deste ano foi mais tranquila que a do ano passado”, comenta.

A reportagem conversou com algumas pessoas nas ruas de Santa Rita do Sapucaí na manhã desta quinta-feira (8). Um dos populares diz que não foi bom a Prefeitura ter retirado as câmeras. “Eu achei que não foi uma boa coisa, não. Porque facilita muito para a polícia”, afirma. Outra cidadã santarritense comenta que é importante ter as câmeras. “Eu acho importante. Tanto é que em outras cidades estão colocando e está sendo útil”, diz. Um terceiro popular acredita que a Prefeitura errou em retirar as câmeras. “A Prefeitura foi errada de ter tirado. Não podia. Tirou um serviço que já estava feito”, enfatiza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela participação!