segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Palestra sobre enchentes na bacia do Rio Sapucaí acontece em Santa Rita

Cíntia Ferreira
Matéria veiculada na Rádio Difusora Santarritense em 13/09/2011

A palestra sobre Enchentes na bacia do Rio Sapucaí foi realizada na sede da ‘Loja Maçônica Caridade Sul Mineira’, em Santa Rita do Sapucaí, na noite da última segunda-feira (12). O professor e pró-reitor de graduação da Unifei Alexandre Augusto Barbosa foi o palestrante do evento. 

A palestra sobre enchentes faz parte de um projeto sobre meio ambiente, que acontece no segundo semestre deste ano, e que é promovido pela ‘Grande Loja Maçônica de Minas Gerais’. De acordo com o presidente da Loja, Sidney Severini, o evento serviu para apontar “o quanto a falta de consciência sobre o meio ambiente afeta a população como um todo”. 

O professor da Unifei explicou que as cheias são causadas por cinco elementos. São eles: eventos naturais, impermeabilização da superfície, ocupação de áreas alagáveis, desmatamento e ocupação de encostas. Ainda, segundo o professor Barbosa, o município de Santa Rita tem mais vulnerabilidade para enchentes do que a cidade de Itajubá. “Proporcionalmente, em termos de área de inundação, Santa Rita tem mais vulnerabilidade do que Itajubá”, afirma. 

O nível do Rio Sapucaí, segundo Barbosa, tem sido medido desde a enchente do ano 2000. Durante o evento, o pró-reitor da Unifei afirmou ainda que a maior enchente registrada na região ocorreu em 1921. 

O professor apresentou diversos dados técnicos durante a palestra e, para Santa Rita, apontou três soluções definitivas para as enchentes do Rio Sapucaí, e, uma delas, seria suprimir alguns bairros do município. “Em termos estruturais, alguns bairros devem sair da beira do rio, se esses bairros saem podem ser feitos, por exemplo, alguns diques ao longo do rio. A questão de barramento pode ser novamente estudada, não todos os barramentos que são previstos, um ou outro pode ser estudado”, aponta. 

No final da palestra, o público pode fazer algumas perguntas ao professor. Em uma das perguntas, foi abordada a questão do Plano Diretor Participativo de Santa Rita do Sapucaí. O jornalista Jonas Costa questionou ao palestrante se o mesmo teve acesso ao Plano Diretor de Santa Rita e em que medida o Plano pode evitar que o problema das enchentes se agrave no município. 

Em resposta, o professor disse que “o que poderia ser feito neste momento é, principalmente, nós queremos continuar construindo da mesma maneira que nós construímos? Se continuar a fazer casa ali perto do trevo do jeito que está fazendo, é dar tiro no próprio pé. A Prefeitura teria que atuar nesse sentido”, responde.

Um comentário:

  1. Excelente a apresentação do Prof Alexandre, conforme ele havia me adiantado, iria expor a verdade dos fatos sob a luz da técnica e explicou que, mesmo com o melhor dos planos diretores, a cidade teria de conviver com esse problema e que uma das ações seria a implementação de sistemas de monitoramentos que prevenisse a população em risco.
    Após a apresentação, alguns dos presentes, assustadíssimos com as projeções do professor, o classificaram como apocalíptico.
    Um pena pois, ate hoje, nada foi feito para minimizar o problema.

    ResponderExcluir

Obrigada pela participação!