quinta-feira, 8 de maio de 2008

Campeonato de futebol é diversão depois dos 40

Por Cíntia Ferreira

No dia 6 de abril começou em Cambuí o 5º Campeonato de Futebol Geriátrico, que tem 8 meses de duração. Os homens que participam têm entre quarenta e sessenta anos. Os jogos acontecem todos os domingos a partir das 9h, são dois jogos por semana e atualmente acontecem no Esporte Center Cambuí. Oito equipes disputam a competição: Bagaço, Demolição, Entulho, Ferro Velho, Ferrugem, Lixão, Reciclagem e Sucata.

Segundo o Presidente da AGF (Associação Geriátrica de Futebol), José Benedito de Toledo, o campeonato surgiu a partir de uma brincadeira entre amigos. Os nomes das equipes também são criação de Toledo, que os escolheu pelo fato de a competição ser composta apenas por homens com idade acima de quarenta anos. Cerca de cem homens participam no total.

Apesar de ser apenas uma diversão, tem custo para os participantes, que colaboram com 50 reais no ato da inscrição, que é realizada todos os anos de outubro a janeiro. Durante o campeonato os jogadores pagam uma mensalidade de 10 reais. Segundo Toledo, todo esse dinheiro é voltado para compra de uniformes e bolas, pagamento de juizes e aluguel do campo.

A escolha dos integrantes das equipes é feita através de um sorteio, realizado após o encerramento das inscrições. São reunidos todos os nomes dos inscritos e é feita a distribuição entre os times. As equipes possuem, no máximo, onze jogadores. “Para entrar algum jogador novo só se machucar alguém de algum time, e tem que ser um jogador do mesmo nível”, conta Toledo.

Os jogos são de turno e returno. No primeiro turno jogam todas as equipes entre si, as quatro melhores classificadas enfrentam no “mata-mata” (jogos eliminatórios sem segunda chance para os derrotados) e sai um campeão. Em julho começa o segundo turno com todas os times novamente, saindo mais quatro, fazendo a eliminatória e saindo um segundo campeão. Os times vencedores do primeiro e do segundo turno se enfrentarão no jogo final que acontecerá no dia 7 de dezembro. No ano passado, o time do Entulho venceu sobre o Sucata.

O Campeonato não possui nenhum acompanhamento médico. Curiosamente nenhum geriátra entra em campo no Futebol Geriátrico, mas segundo Toledo mesmo sendo apenas uma diversão, cada jogador assina um termo de responsabilidade, caso aconteça algum acidente cada um é responsável por si.

O jogadores encaram os jogos como uma diversão e uma oportunidade de estarem próximos dos amigos. “Para mim, é muito bom participar deste campeonato. Não somos profissionais, mas nos divertimos muito. É uma das melhores coisas compartilhar todo domingo a amizade com o pessoal”, declara o jogador do time Lixão Walter José Pereira, de 44 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela participação!