terça-feira, 15 de julho de 2008

Adversários nacionais, PT e PSDB se unem em Cambuí

Por Cíntia Ferreira

O Partido dos Trabalhados (PT) de Cambuí confirmou, no dia 31 de maio, uma coligação com seu maior concorrente em nível nacional, o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). O acordo prevê o lançamento de um candidato tucano à Prefeitura, tendo como vice um petista. A aliança PSDB-PT recebeu 84,2% dos votos válidos, contra 15,8% que optaram por uma combinação com o Partido Progressista (PP). Participaram da votação 50 dos 213 filiados do PT.

Ao decidir apoiar o PSDB, o PT abriu mão de lançar um candidato próprio a prefeito. A executiva petista havia sido procurada também por representantes do PP e deixou que seus filiados definissem o rumo do partido no pleito municipal. A união com os tucanos se restringe à eleição majoritária (prefeito e vice). O PT se juntou ao Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), na disputa proporcional (vereadores).

Segundo o Presidente do diretório Municipal do PT, César Augusto Meyer houve alguns descontentes com a coligação. “Quem entende o processo democrático, aceita o resultado mesmo quando é derrotado. Pode-se dizer que a maioria acolheu a decisão do partido. Já conseguimos bastante coisa para a cidade de governo federal, mesmo a prefeitura sendo administrada pelo PSDB. O que nós queremos é unir forças para o bem do município”. Ainda não se sabe quem serão os candidatos a prefeito e vice, as vagas serão decididas em convenção no final do mês de junho.

O Presidente do diretório Municipal do PSDB, Benedito Antônio Guiment afirma que dentro do partido não houve nenhuma resistência em relação a essa união. “Sempre tivemos um bom relacionamento com o PT em Cambuí”, diz. Ele acredita ainda que essa aliança possa gerar mudanças na possível administração política da cidade, pois o PT tem outra corrente de pensamento. “No momento a coligação que está sendo fechada é entre PMDB, PSBD e PT, mas deve vir também o Partido Verde (PV) e o Partido Democrático Trabalhista (PDT), que ainda estão em negociação”, conclui.

Meyer acredita que em nível nacional não seja possível uma aproximação entre os petistas e tucanos, mas ressalta que já existe essa união em grau estadual. “Há uma grande possibilidade de na próxima eleição do governo de Minas, o PT indicar o candidato a governador e o PSDB o vice. Quem sabe, futuramente o PT apoiar o Aécio Neves para presidente da República”.

Um comentário:

  1. Parabéns pela matéria Cíntia Ferreira...Um fato importante para esclarecer a opinião pública...

    ResponderExcluir

Obrigada pela participação!