terça-feira, 15 de julho de 2008

Reforma do Pronto-Socorro previne infecção hospitalar

Por Cíntia Ferreira

O Pronto-Socorro de Cambuí passou por uma reforma para evitar possíveis infecções hospitalares. Essa reparação foi sugerida pela CCIH (Comissão de Controle de Infecção Hospitalar). O Hospital recebeu ajuda de uma empresa para realização dessas mudanças. O piso foi o primeiro a ser trocado. A reforma não foi para aumentar o prédio, mas sim para melhorar a qualidade do atendimento e oferecer maior conforto aos pacientes.

De acordo com o segundo secretário do hospital, José Antônio da Silva, através da reforma o ambiente passou a oferecer condições mais adequadas aos usuários. “Melhorou muito. As paredes foram pintadas, os pisos trocados, novas prateleiras instaladas. Foram colocados armários de fórmica, divisórias novas, bebedouro e três leitos a mais”, conta.

Os pisos antigos do Pronto-Socorro não permitiam a limpeza eficaz e, desta forma, contribuíam para a impregnação de germes que poderiam vir a causar infecção hospitalar. Com a reforma, os pisos revestidos de plástico foram substituídos por comuns que permitem uma limpeza mais adequada, sem a retenção de umidade. “A comunidade só tem a ganhar com isso. Essa reforma foi muito boa para nós que trabalhamos com a saúde pública”, declara a enfermeira Gorete Moraes.

O Pronto-Socorro disponibiliza três enfermeiros e dois médicos por dia, um durante o dia e outro à noite. Cerca de 90 pessoas passam por dia pelo local. “O Pronto-Socorro atende além de Cambuí, cidades vizinhas como Córrego do Bom Jesus, Senador Amaral, Estiva, os bairros rurais e às vezes Camanducaia. Aqui é urgencia e emergência, o pessoal usa como se fosse um ambulatório. O fluxo de pessoas é mto grande para o Pronto-Socorro de uma cidade como essa”, diz Silva.

O investimento total da obra foi em torno de nove mil reais, e segundo o secretário, eles ainda estão recolhendo dados para obter o valor exato. A empresa que ajudou é de materiais de construção e deram o material necessário para realização da reforma. Também receberam ajuda de amigos colaboradores do hospital, além de muitas doações que foram feitas.Segundo Silva, não haverá uma inauguração do Pronto-Socorro. A reforma ainda não foi concluída, faltam alguns detalhes. Algumas cortinas ainda não foram colocadas e têm alguns espaços vazios onde serão colocados mais leitos. Inclusive a abertura da nova sala onde serão realizados os atendimentos mais comuns, como injeções, inalações e curativos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela participação!