domingo, 31 de agosto de 2008

Apae de Cambuí realiza 4ª semana do excepcional

Cerca de 110 alunos puderam participar da semana do excepcional da Apae que abordou o tema: ”Defender os direitos humanos é valorizar a diversidade e promover a dignidade".

Por Cíntia Ferreira

A Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), realizou nessa última semana, do dia 21 ao dia 28 de Agosto, a 4ª semana do excepcional em Cambuí, abordando o seguinte tema: "Defender os direitos humanos é valorizar a diversidade e promover a dignidade". O programa contou com a participação de cerca de 110 alunos, com faixa etária de zero a 47 anos.

As atividades realizadas foram: ações de socialização, recreação, encontros com as famílias, palestras e divulgação do tema indicado pela Federação Nacional das Apaes. O evento é realizado em todas as Apaes do País desde 1964, com uma grande mobilização nacional em torno das pessoas portadoras de deficiência. O objetivo desse evento é promover ações inclusivas de fortalecimento do vínculo com as famílias, inserção das pessoas excepcionais nos espaços institucionais, no sentido de sensibilizar e conscientizar a sociedade.

A diretora da Apae de Cambuí, Valéria Gonçalves de Souza Santos, acredita que a importância da realização dessa semana para os alunos e para os familiares seja a conscientização e valorização da sociedade e órgãos públicos, dos direitos da pessoa com deficiência como cidadão participativo.
Segundo o Presidente da Federação Nacional das Apaes, Eduardo Barbosa, a comemoração tem o objetivo de reforçar a importância das leis e das políticas públicas na promoção da garantia da igualdade social. “É papel do Movimento Apaeano atuar de forma vigilante e coordenada para que esses direitos sejam concretizados”, ressalta.
Em Cambuí, a Apae presta atendimentos para os alunos nas áreas pedagógicas, sociais, inclusão escolar e saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela participação!