segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Cambuí recebe evento da Secretaria de Cultura

Treinamento sobre Lei Estadual de Incentivo à Cultura atraiu 32 pessoas

Por Cíntia Ferreira e Jonas Costa


A Secretaria de Cultura de Minas Gerais promoveu um treinamento em Cambuí, na quarta-feira (20), para prestar orientações sobre a elaboração de projetos para a Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Ministrado pela coordenadora do setor de prestação de contas da secretaria, Mércia Gonçalves, o treinamento foi presencial e contou com a participação de 32 pessoas de 22 cidades – entre elas, promotores de eventos da região, organizadores de grupos de arte, teatro, música e dança.

O treinamento durou cerca de três horas. Foi oferecida uma série de palestras que pretendem estimular e qualificar os gestores culturais e demais profissionais da área para o planejamento, a elaboração dos projetos e o preenchimento dos formulários a serem apresentados em cada edital e entregues em Belo Horizonte.

O chefe do Departamento de Cultura de Cambuí, João Eiras, disse que, após o treinamento, espera que haja um maior estímulo para a apresentação dos projetos. “As pessoas que têm uma banda ou um grupo de teatro, na maioria das vezes, buscam ajuda na Prefeitura para solicitar recursos, mas a Prefeitura não tem recursos para esses fins. Precisa-se fazer um projeto buscando as leis de incentivo do estado”, explicou.

Segundo Eiras, os erros mais comuns no preenchimento dos formulários acontecem no momento da formatação dos projetos. Ele relata que alguns gestores culturais deixam de especificar pontos importantes, como o público-alvo, e outros excedem o limite de páginas. De acordo com a Secretaria de Estado de Cultura, antes de partir para a elaboração de um projeto, é fundamental conhecer a legislação que rege a concessão de incentivos fiscais em Minas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela participação!