quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Tempo seco aumenta casos de doenças respiratórias

A queda da temperatura, provocada pela chegada do inverno, é uma das responsáveis pelo aumento do número de casos de problemas de saúde, principalmente os respiratórios, que podem atingir pessoas de qualquer sexo ou idade. Embora não sejam exclusivas dessa época do ano, são mais freqüentes neste período pelo fato de permanecermos mais tempo em ambientes fechados, o ar se tornar mais frio e seco e haver mais concentração de poluentes na atmosfera.

A redução da umidade causa o ressecamento das mucosas, o que afeta principalmente as vias respiratórias. É por isso que os resfriados e as crises de bronquite, rinite e asma pioram nesta estação. As principais doenças que ocorrem com a chegada do tempo seco são: gripe, resfriado, pneumonia, irritação de garganta, asma, sinusite e rinite. Como muitas destas doenças têm sintomas parecidos, é bom sempre consultar um médico para avaliar o quadro e nunca fazer automedicação.

A gripe e o resfriado são infecções causadas por vírus e afetam qualquer parte das vias aéreas superiores (nariz, garganta, laringe, faringe, seios paranasais) e, eventualmente das vias aéreas inferiores (traquéia e brônquio). Gripe e resfriado não são a mesma coisa, apesar de terem sintomas semelhantes e ambos serem doenças causadas por vírus. Sinusite é a inflamação das mucosas dos seios da face, região do crânio formada por cavidades ósseas ao redor do nariz, maçãs do rosto e olhos.

As rinites têm várias causas desde resfriados, produtos químicos irritantes até medicamentos e alergias. Os sintomas são muito parecidos entre todos os tipos de rinite e muita gente pensa que rinite é um resfriado que não passa nunca ou uma “sinusite” com dor de cabeça crônica. Asma ou bronquite alérgica é uma doença respiratória que se manifesta sob a forma de crises e intensidade variáveis. Existe uma parcela de crianças cuja asma melhora ou desaparece na adolescência, mas em alguns casos as crises podem voltar na idade adulta. Todas as crianças devem receber tratamento adequado, sendo necessário conhecer os fatores desencadeantes das crises e procurar evitá-las.

Acredita-se que o ar seco possa durar até o começo de outubro. Algumas dicas são essenciais no que diz respeito a essas doenças. Vacinar-se contra a gripe todos os anos é um fator muito importante, tomar bastante líquido para hidratar o corpo, cuidar sempre da higiene corporal, evitar mudanças bruscas de temperatura e ambientes com ar condicionado, eliminar bebidas muito geladas, usar roupas adequadas à estação e visitar o médico regularmente. Essas são algumas dicas que ajudam na prevenção das doenças respiratórias.

Além da imunização para a gripe, o Brasil dispõe atualmente de outra vacina ligada à infecção respiratória contra o penumococo, que ajuda a combater a infecção por esta bactéria. Este tipo de infecção pode causar otites, pneumonias, sinusites e até meningites.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela participação!