sexta-feira, 12 de setembro de 2008

“Cambuí dá seu exemplo”, diz Odair

>> Odair Cunha, prestigia o 7 de setembro em Cambuí <<

Por Cíntia Ferreira

O Deputado Federal Odair Cunha do Partido dos Trabalhadores (PT), esteve presente em Cambuí durante as comemorações do dia 7 de setembro, dia em que o Brasil comemora a sua Independência. Em seu discurso a população cambuiense ele falou sobre a importância de se celebrar esta data. Em entrevista, ele ainda fala de seus feitos e projetos e conta que Cambuí está sendo contemplada com uma sede de um centro educacional infantil.

Porque o senhor resolveu prestigiar o 7 de setembro em Cambuí?
Eu vim prestigiar exatamente porque Cambuí é uma cidade onde nós ainda temos a comemoração do 7 de setembro. Infelizmente muitas das nossas cidades de Minas Gerais e do Brasil não fazem mais essa comemoração. É muito importante porque ela rememora um momento importante para a história do Brasil, mas também atualiza, até porque, a Independência do Brasil, tanto política quanto econômica é afirmada a cada dia.

O senhor acredita que o cidadão brasileiro é patriota?
O brasileiro é patriota em muitos momentos. O Brasil é uma nação grande, de muitas culturas, felizmente de uma língua só, em vários momentos o país tem sinais de patriotismo, na medida em que a democracia vai se aprofundando e que vamos consolidando-a, eu percebo que essa questão do patriotismo do brasileiro fica mais sólida.

O senhor acredita que o Brasil seja verdadeiramente independente?
Nós estamos construindo a democracia e consolidando a nossa independência, ela precisa ser política e econômica. O Brasil está muito menos vulnerável a crises econômicas externas como teve no passado, isso eu vejo como uma coisa central para o processo de independência do país. É claro, por vivemos em um mundo globalizado, nós não estamos 100% imunes à influência de alguma crise mundial. Hoje nós vemos um momento de recessão na economia dos grandes países do mundo e, no entanto o nosso país vive um processo de crescimento econômico.

Com toda experiência que o senhor tem em comemorações do dia 7 de setembro, qual a sua opinião sobre o desfile de Cambuí?
Muito bom, as escolas trouxeram um tema que é essencial, ‘o resgate dos valores’, pois nós vivemos em uma sociedade que banaliza os valores da ética, da dignidade, do respeito e da moralidade, sendo assim, achei fantástico trazer estes valores para serem resgatados na nossa sociedade de hoje.

Alem do desfile, o senhor acha que deveria ter algum outro tipo de evento para comemorar o 7 de setembro?
O 7 de setembro comemorado com desfile é celebrado com todas as honras. Eu acredito que Cambuí dá seu exemplo, até porque nós vemos essa comemoração em pouquíssimas cidades. Cambuí está de parabéns.

O que o senhor tem feito como deputado para que o Brasil seja soberano?
Uma atuação parlamentar ativa em Brasília, debatendo temas importantes para o desenvolvimento da nação, é um caminho. Um exemplo disso é que agora eu estou relatando uma medida provisória 436, que muda o sistema de tributação. Se nós enfrentarmos o problema da tributação do Brasil desonerando e fazendo com que ela seja cada vez mais justa, não interfira na concorrência do mercado e faça com que as empresas se desenvolvam e melhorem o ambiente de negócios, nós estamos, assim, contribuindo para que o Brasil se desenvolva.

Como o senhor teu pautado seu trabalho parlamentar nesse período em que está em Brasília?
Nos estamos buscando uma atuação bem regional, nós buscamos atender as demandas na medida em que elas surgem e acontecem, estamos buscando por exemplo, ampliar a rede da Universidade Aberta do Brasil, que inclusive nós temos um pólo avançado aqui na cidade de Cambuí. Estamos organizando o Instituto Federal Tecnológico que vai ter sede em Pouso Alegre e vai atender toda região com cursos técnicos, e que também pode ser abertas unidades em outras cidades. Temos um projeto importante que é a construção de uma creche modelo, porque o Governo Federal vai investir agora mais na educação infantil e está criando então centros de educação e Cambuí está sendo contemplada com uma unidade dessa. São essas e outras ações que estão sendo realizadas no sentido de fazer com que as demandas sejam atendidas.

Um comentário:

  1. Olha a Cíntia que xique! heheh parabéns seu BLog está muito bom, continue assim pois é na prática da redação que a aprendizagem é feita, porque faculdade mesmo é só texto e canudo! Abraços e sucesso!

    ResponderExcluir

Obrigada pela participação!