sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Cambuí teve eleição tranqüila segundo Cartório Eleitoral

Por Cíntia Ferreira

No dia 05 de outubro 16.007 eleitores cambuienses comparecem as urnas para decidir o futuro político de Cambuí. Durante o dia, a cidade esteve tranqüila, nenhum caso grave de flagrante foi detectado pela Polícia Militar e nem pelo Cartório Eleitoral. Nenhuma denúncia de fraudes nas votações e compra de votos foram feitas.

As eleições que aconteceram no último domingo foram muito tranqüilas segundo dados do Cartório Eleitoral da cidade. "O processo, como um todo, foi muito mais calmo do que esperávamos. O trabalho em equipe se sobressaiu. A união de esforços entre os servidores das prefeituras e da justiça, mesários, Polícia Militar e Civil, autoridades e eleitores culminou num pleito muito bem sucedido", declara Kátia Cenci Hila Busch, chefe do cartório da cidade.

Kátia afirma que não houve nenhum caso de flagrante de boca de urna em toda a Zona Eleitoral. Ocorreram alguns casos isolados de propaganda eleitoral irregular e tentativas de compra de votos, que foram energicamente reprimidas pela Justiça Eleitoral. O Cartório da cidade não recebeu nenhuma denúncia relacionada a esses crimes no dia das eleições.

Segundo Kátia, ocorreram algumas denuncias e flagrantes com relação a caronas para os eleitores e o excesso de propagandas. “No dia do pleito, alguns candidatos extrapolaram na propaganda e também foram repreendidos, além de terem sido lavrados alguns boletins de ocorrência. Ainda não temos a quantidade de boletins de ocorrência lavrados no domingo”, conta.

Apenas uma urna teve que ser substituída em Cambuí devido a problemas de mau contato nos fios, o equipamento foi trocado por volta das 15 horas na Escola Estadual Antônio Felipe de Salles. Do mais, o processo foi tranqüilo até mesmo na hora da apuração dos votos. “Da entrega das urnas pelos presidentes de mesa, até totalização dos votos e o resultado, foram apenas 2 horas e 40 minutos. Tudo foi muito rápido e tranqüilo”, diz Kátia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela participação!