quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Cambuiense tem obra exposta em Bienal

Por Cíntia Ferreira

A pintora Maria Aparecida Oliveira, conhecida como Cida do Luca, recentemente teve um de seus quadros escolhido para ficar exposto na 9ª Bienal Naifs do Brasil, em Piracicaba/SP. Dos 70 selecionados, nove são de Minas Gerais. Cida conta que seu filho teve a iniciativa de enviar dois de seus quadros, pois o melhor quadro ganharia um prêmio. A obra dela não foi escolhida como a melhor, mas foi selecionada para ficar exposta na bienal até dezembro.

Aos 74 anos, Cida não esconde a alegria que sente por ter sido reconhecida pela primeira vez por uma de suas obras. O quadro que ficou exposto mostra uma imagem vinda de sua própria cabeça, ela não precisou de foto e nem de ajuda para desenvolver um trabalho tão caprichado. Cida conta ainda que começou pintando como quem não quer nada e depois foi achando bonito, sorridente conta que o lugar que pintou é onde mora grande parte de seus parentes.

Cida trabalha com pintura de quadros há uns 20 anos, mas ela vê isso mais como uma terapia do que profissão. Ela deu aulas por muito tempo, mas desde que seu marido adoeceu ela parou e agora faz apenas pinturas por encomendas ou somente para passar o tempo. A maioria de seus quadros é de paisagens e grande parte expressa muita alegria, tanto pelas cores, como pela própria paisagem desenvolvida. Os preços de seus quadros variam entre 50 e 70 reais.

Às vezes Cida participa de exposições que acontecem em Cambuí no Paço Municipal. Sorrindo, disse que além da alegria que sente por ter seu quadro reconhecido, o que ela mais tem vontade é de ir até a bienal e ficar observando seu quadro. “Tenho vontade de ficar lá vendo”, diz Cida, meio cabisbaixa.

Para realizar suas obras, Cida se lembra de lugares onde já passou. Muitos quadros que ela fez deu de presente para amigos e parentes. Na sala de sua casa tem uma prova de que tradições são passadas de pais para filhos e também de avós para netos: na parede tem um quadro pintado pelo neto dela, que ela mesma ensinou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela participação!