quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Cine Cambuí realiza mês da criança com sessão extra

Por Cíntia Ferreira

Durante o mês da criança, o Cine Cambuí exibirá um filme especial todos os dias para as crianças das escolas de Cambuí, sejam urbanas ou rurais, públicas ou privadas, creches, a Apae, as escolas do Córrego do Bom Jesus e algumas escolas rurais de cidades vizinhas. O principal objetivo dessa programação é trazer para o cinema as crianças que nunca tiveram este prazer ou que só têm esta oportunidade para vir. O único custo que o evento tem é o do transporte, mas isso é cedido pela Secretaria de Educação da cidade. As sessões começaram no dia 29 de setembro e não têm previsão para terminar.

Há nove anos, desde que o cinema foi reaberto, o proprietário Tito Lívio Meyer decidiu realizar esse evento todos os anos durante o mês da criança. Tito disse que a idéia é resgatar uma tradição de sua infância. “Quando eu estudava, no dia da criança não era feriado e as escolas paravam a aula e vinham todos ao cinema. Mesmo para mim, que vivia dentro do cinema, era delicioso. Todos os anos o filme era o mesmo, um festival de desenhos do Tom e Jerry, eu sabia os filmes de cor, mas mesmo assim era muito gostoso”, afirma.

O filme que está em cartaz para as crianças este ano é o “Wall-E”, dos estúdios Pixar. O filme foi escolhido, segundo Tito, porque além de ser divertido tem uma consciência ecológica muito grande e certamente irá trazer discussões muito interessantes para serem trabalhadas dentro da escola. São duas sessões exibidas por dia, uma às 9h e outra às 14h. O filme exibido no ano passado foi “Shrek Terceiro” e aproximadamente 4.500 crianças participaram da programação.

A iniciativa do evento partiu de irmãos que se divertiam no cinema do pai quando eram crianças. O Cine Cambuí recebe ajuda de algumas empresas da cidade que todos os anos dá sua contribuição para que essa programação aconteça. Alguns patrocinadores são primos dos proprietários e esta reunião viabilizou uma idéia que hoje já conta com mais de cinco anos de tradição. “É sempre bom dizer que esta é uma iniciativa privada sem fins lucrativos, publicitários, eleitorais ou qualquer outro que seja”, afirma Tito.

As crianças das escolas que participam têm entre 10 e 11 anos, da Apae são todos os alunos, e das creches as crianças têm três ou quatro anos. “Nosso maior retorno é a satisfação de poder propiciar esta alegria a tantas crianças. Outubro vai se aproximando e as professoras já começam a nos perguntar que filme vai passar neste ano. É um sentimento de realização muito forte”, conclui Tito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela participação!