terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Asilo de Cambuí arrecada fundos em jantar

Cíntia Ferreira

O novo conselho responsável pela Fundação Geriátrica Padre Antônio Pascoal realizou um jantar no sábado, 11, no salão Vila Glória Eventos, com o objetivo de arrecadar fundos para o Asilo de Cambuí. Cerca de 200 pessoas participaram do evento, entre elas, autoridades da cidade, empresários, comerciantes e pessoas que estão de alguma forma ligadas à instituição. Para participar, cada convidado colaborou com R$40.

A idéia de realizar esse jantar partiu de membros do novo conselho do Asilo, que é composto por 11 pessoas. Devido às despesas que a entidade terá nesses últimos meses, como o 13° salário dos funcionários, essas pessoas deram o pontapé inicial para que esse evento fosse realizado. Em virtude do espaço, é que poucas pessoas foram convidadas para participar. A divulgação foi apenas por convite feito pessoalmente pelos próprios organizadores da programação.

Segundo o atual presidente do Asilo, Marcos Francisco Pereira, é o primeiro evento que o novo conselho realiza em prol da entidade, mas não será o último. “Temos algumas idéias e projetos em mente para arrecadar fundos que serão destinados à instituição e outras entidades que precisam da nossa ajuda, como a Apae e o Hospital [Ana Moreira Salles]. No caso do Asilo, muitas pessoas da cidade têm os seus entes queridos lá. Com esse objetivo de proporcionar qualidade de vida aos idosos é que nós organizamos este evento”, conta.

A fundação sobrevive de doações e 95% dos idosos que lá residem contribuem com um salário mínimo todo mês. Marcos deixa registrado seu agradecimento às prefeituras de Cambuí, Córrego do Bom Jesus, Bom Repouso e Senador Amaral e à Loja Maçônica, que têm contribuído para que cada vez mais o Asilo de Cambuí possua um atendimento especializado e qualificado para os idosos. Agradeceu também às pessoas que contribuem com a entidade direta ou indiretamente e a Erotides Bueno Oliveira (Tide), que cedeu o local para que o evento fosse realizado.

De acordo com o atual presidente do Asilo, a instituição está com todas as suas contas em dia, até mesmo a dívida com o INSS já foi parcelada e está sendo rigorosamente paga todo mês. “Nós entramos com um processo administrativo no Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), para que a entidade seja declarada filantrópica. O Asilo possui declaração de utilidade pública municipal, estadual e federal, mas isso não dá o direito à entidade de não recolher o patronal em relação aos funcionários”, afirma.

Marcos finaliza a entrevista agradecendo e pedindo para que as pessoas de Cambuí visitem o Asilo, vejam como é o dia-a-dia lá e conheçam os idosos, pois são pessoas que precisam de uma atenção especial. “Quando receberem qualquer tipo de informação, que possam peneirar esses dados e que se dirijam até a fundação para qualquer esclarecimento, até porque o Asilo é para a comunidade. Sendo assim, ela é a maior interessada na manutenção da instituição”, conclui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela participação!